Ato contra a homofobia pede punição para crimes praticados na Av. Paulista e urgência na aprovação do PLC 122Não Sou o Dono do Mundo, Mas Sou o Filho do Dono.
Ato contra a homofobia pede punição para crimes praticados na Av. Paulista e urgência na aprovação do PLC 122
A diretoria do Sindicato dos Motoristas - SP, se reuniu na terça-feira (16/11) para avaliar o covarde assassinato do diretor de base da entidade, José Carlos da Silva (Irmão da Sambaíba), ocorrido por volta das 20h30 de sexta-feira (12/11). Preocupados com as características dos crimes (disparos de arma de fogo feito por garupa de moto), que desde 2008 já vitimou três pessoas ligadas ao sindicato. Em 11/01/2008, na cidade de Guarulhos, o assessor da diretoria e presidente da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Transportes, Renato de Oliveira foi o primeiro a ser alvejado. No dia 25/10/2010 o diretor de base Sergio Augusto Ramos, foi atingido por seis disparos em frente da garagem de ônibus VIP M’ Boi Mirim, e recentemente, infelizmente perdemos José Carlos.
De acordo com o promotor Roberto Porto, são pelo menos oito pessoas que se dizem ameaçadas entre os grupos que disputam o poder do sindicato, que envolve 30 mil motoristas e cobradores. "Muitas receberam telefonemas ameaçadores e já registraram ocorrência. Elas estão apavoradas", disse. O Sindmotoristas é o mesmo sindicato a que pertenciam os diretores Sérgio Augusto Ramos e José Carlos da Silva. Ambos foram mortos a tiros, num intervalo de 18 dias, por homens em motos. A última morte, a de Silva, ocorreu na sexta-feira (12). Porto apura suposto esquema de desvio de verbas no sindicato. Ramos morreu após fazer denúncias ao promotor. "Foi oferecido a ele, assim como a todos nesse caso, o programa e proteção à testemunha. Mas eles não querem, porque o programa é rígido, [eles] têm de abandonar a família, entre uma série de condições."
Centenas de servidores do Judiciário paulista lotaram a Assembléia Legislativa de São Paulo pelo cumprimento do acordo do reajuste salarial de 20,16%, ameaçado pelo corte feito pelo governo estadual no orçamento do Tribunal de Justiça para 2011. Segundo os trabalhadores, o corte foi feito antes do segundo turno da disputa presidencial, mas só se tornou público após o término das eleições. A proposta orçamentária encaminhada pelo Tribunal de Justiça para o governo de São Paulo era de R$ 12 bilhões, mas o governador Alberto Goldman enviou para votação na Assembleia uma previsão de apenas R$ 5,2 bilhões.
Em menos de um mês dois assassinatos, há uma luta pelo poder em um dos maiores sindicatos do país, o Sindicato dos Condutores de São Paulo. Há uma diretoria dividida na disputa para liderar e controlar uma receita maior do que de muitos municípios brasileiros. As eleições estão programadas para 2013, aumentaram o mandato de 03 para 05 anos; muitos apostam na antecipação para renovar a diretoria que vem sendo alvo de várias denúncias no Ministério Público. Quantos pais de família ainda vamos perder para essa disputa a bala? Muitos estão apavorados com uma suposta relação de 10 nomes, marcados, quem será a próxima vítima? É um absurdo! A disputa deve se dar unicamente pelo voto, como deve ocorrer na democracia. Há uma censura, e ninguém ousa falar ou agir em favor dos direitos legítimos dos trabalhadores com medo de represálias ou coisa pior. Acreditamos na justiça e na força-tarefa que vem se empenhando em apurar e elucidar todos esses crimes ocorridos no sistema de transporte coletivo ligado ao sindicato da categoria. A oposição não acredita na antecipação da eleição, e não concorda em denegrir ou destruir a imagem da entidade representativa de nossa profissão; não há plano mirabolante, orquestrado para destruir o sindicato, apenas queremos o direito de trabalhar com um salário justo em condições dignas. O diretor da entidade vem declarando na imprensa que existe um plano orquestrado para destruir o sindicato isso não é verdade, quem teria essa intenção? No dia 25 de outubro concretizou-se a morte anunciada pela própria vítima, na zona sul o diretor do sindicato “Serjão” (já divulgado neste blog); no dia 12 de novembro outro assassinato com as mesmas características na zona norte: o diretor “Irmão”. Ele fazia parte do agrupamento "Condutores Classistas".
"Nós temos aí, na acepção da palavra, crime organizado. Estas pessoas estão sendo assassinadas de forma brutal. É uma briga disputada a bala, por dinheiro e por poder. Neste momento, todas as hipóteses são investigadas", disse Porto. Segundo o promotor, outras dez pessoas ligadas à entidade estão sob ameaça de morte. No entanto, para a direção do sindicato, os crimes não tem ligação. "Mais uma triste coincidência, não tem ligação nenhuma, isso eu posso te garantir e afirmar", disse Naílton Francisco, coordenador de Comunicação.
A garagem, onde estão 200 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, amanheceu fechada e só deve abrir após o enterro de Silva. O velório será realizado no cemitério da Cachoeirinha. A garagem 1 da Sambaíba opera 34 linhas, a maioria nos bairros de Lauzane Paulista, Pedra Branca, Cachoeirinha, Jardim Peri, Shopping Center Norte, na zona norte; além da região do Hospital das Clínicas (centro-oeste), e dos bairros Santa Cecília e Ceasa, na zona oeste. A São Paulo Transporte (SPTrans) acionou o Plano de Auxílio entre as Empresas em Situação de Emergência (Paese) e deve remanejar 66 veículos de outras garagens para suprir parcialmente a demanda de passageiros nas regiões afetadas pela paralisação.
Ele teve que escrever: "A promulgação do Código Eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral". Tiririca também foi obrigado a ler o título e subtítulo de duas reportagens, uma sobre o Procon e outra sobre o filme de Ayrton Senna. Ele teve de fazer uma interpretação do que leu e escreveu.
Senador chegou sozinho para votar no colégio E.E DR. JOÃO FIRMINIO CORREIA DE ARAUJO em São Bernardo do Campo SP as 09h13m cumprimentou, conversou e abraçou todos que estavam no alambrado de contenção, posou para fotos, distribuiu muitos beijinhos, muito cortês atendeu a todos com paciência, o povo ali presente tinha um carinho especial com o distinto cavalheiro, de próprio brilho que me respondeu meigamente acompanhado de um demorado aperto de mão que o seu mandato vai ate 2014 até lá o povo decidirá se ele será candidato a reeleição ou a sucessão, disse...
O Jornal Olhares é uma publicação customizada com distribuição 100% gratuita. Produzido por Editora Renovação. Cnpj 23.462.957/0001-55
Direção Geral: Marcos Antonio Coutinho. Email: macsantonio@bol..com.br
Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Marcos Antonio. Redação: Colaboradores: Carlos Alberto Silva Oliveira, Aurora O Diaz, Ney Guimarães.
Design Gráfico: Ewerton Lima. Publicidade e Negociação: Jacqueline Darling.. Jurídico: Jacqueline Coutinho e César Alberto Granieri.
Fale Conosco: e-mail renovação@gmail.com.br .Registro do Jornal: Registrado sob n° 35-8-1664127-6 Regulamantação: Lei n° 14.517 artigo 26, parágrafo 2°, que se enquadram na Lei federal n° 5.250 de 09 de Fevereiro de 1967 Tiragem: 20.000 exemplares. Não jogue este jornal em vias públicas.