Não Sou o Dono do Mundo, Mas Sou o Filho do Dono.
![]() |
| fotos de Fabiana Caramez |
A Bahia está entre os líderes das modalidades de devastação e sofre com a falta de fiscalização por parte do governo, segundo o estudo intitulado Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, lançado nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação SOS Mata Atlântica. São 23 municípios baianos na lista dos 50 maiores desmatadores do bioma, o que coloca o estado em segundo lugar no ranking nacional de desmatadores. Andaraí, na Chapada Diamantina, é o quarto município brasileiro com maior índice de devastação e o primeiro da Bahia. Entre 2008 e 2010, foram mais de 7,7 mil hectares de mata atlântica perdidos no estado, o equivalente a 17 vezes o tamanho da reserva atual do Parque de Pituaçu, em Salvador. O primeiro lugar da lista ficou com o estado de Minas Gerais, com desmatamento de mais de 12,4 hectares. O levantamento foi divulgado para marcar o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado nesta sexta (27). CAMACAN: ÁRVORE DE 500 ANOS é CORTADA - Uma árvore Jequitibá-Rei de aproximadamente 500 anos, segundo os moradores locais, foi derrubada nesta quinta-feira (26) pela prefeitura de Camacan, no sul da Bahia. De acordo com reportagem do Blog do Thame, a justificativa da administração municipal foi a de que as raízes da planta secular estariam a comprometer a estrutura das casas do entorno. O produtor rural Euvaldo Maia Filho tentou evitar a derrubada, mas não obteve êxito. “A ignorância não permitiu enxergar, que não estavam protegendo pessoas mais sim dificultando o desenvolvimento sustentável, e pior, dando um péssimo exemplo de descaso ambiental a população”, lamentou. De Val Cabral![]() |
Foto: João Luiz/Prefeitura de São Paulo/Divulgação |
"Greve da sambaiba G1, sindicato não apoio, mas os motoristas vão fazer . Uma vergonha a sambaiba cobrando dos motoristas e dos cobradores as multas do RESAM, se não pagam e motivo de suspensão de (5) cinco a (10) dez dias."
Incentivados pela promessa de anistia e a nova regulamentação. Dados chocantes publicados na semana passada mostram que o desmatamento se multiplicou a um nível astronômico, aumentando em 5 vezes mais que os mesmos meses no ano passado. Isso é apenas um sinal do que está por vir se as mudanças propostas forem aprovadas. Estas emendas irão anistiar crimes ambientais cometidos antes de 2008 e acabarão com a proteção a áreas vulneráveis tais como matas ciliares e topos de morros, áreas em que a cobertura florestal é crucial para prevenir deslizamentos e enchentes como as que recentemente devastaram comunidades de norte a sul do país. A maioria dos brasileiros apoiam proteções ambientais mais fortes e estudos mostram que há terra suficiente no Brasil para manter e aumentar a produção agrícola sem ter de derrubar uma única árvore. Mas os deputados da bancada ruralista, dominados pelos interesses privados do agronegócio, pensam que podem ficar impunes ao tentar destruir o Código Florestal brasileiro. Esta luta entre a sociedade civil e poderosos interesses políticos está se tornando a maior batalha ambiental da história do Brasil. Durante a campanha eleitoral, Dilma prometeu vetar qualquer lei que aumentasse o desmatamento -- vamos cobrar a sua promessa e pedir que o povo seja colocado acima dos interesses políticos. É hora de mostrar nosso poder e enviar uma avalanche de mensagens ao governo pedindo que a Presidente Dilma e os líderes partidários impeçam o enfraquecimento do Código Florestal. Envie sua mensagem agora! http://www.avaaz.org/po/codigo_florestal_urgente/?vl
Estiveram presentes ao ato: Marina Silva do PV, Gilberto Natalini do PSDB, Marcos Antonio do PSOL, Greenpeace e o deputado federal também do PSOL Ivan Valente. Foi dado um abraço simbólico ao monumento. Está previsto para a próxima semana a votação da proposta de Aldo Rebello. A manifestação ocorreu em paralelo à sétima edição Viva a Mata, evento organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica. A ex-senadora Marina Silva foi uma das lideranças políticas que discursou durante o protesto. Mais de mil pessoas participaram do ato. No início da tarde, parte dos manifestantes entrou no parque com cartazes e camisetas. O deputado Valente tentará impedir com a oposição a votação no plenário da câmara federal. Como: Não sabemos, mas será uma guerra de titãs. No Parque Ibirapuera acontecia uma belíssima apresentação de dança folclórica em defesa da Mata Atlântica ao lado do estande da SOS Mata Atlântica, foram distribuídas varias muda de plantas.
Um militante do SINDMOTORISTAS-SP, o motorista do ônibus foi baleado na noite desta quinta-feira (19) na região de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. Jardel Alves de Oliveira 36 anos dirigia o veículo quando foi surpreendido por um passageiro, que atirou três vezes. Revoltados, outros motoristas que trabalham na mesma linha fizeram uma paralisação durante a madrugada desta sexta (20). O criminoso chamou o motorista pelo nome e atirou três vezes, segundo testemunhas. A vítima foi levada para o Hospital Regional Sul. O atirador fugiu. Alves, que fazia o trajeto da linha 6000 Term. Sto. Amaro da Viação Metropolitana 63662 foi baleado com três tiros na cabeça, costa e pescoço por volta das 21h20, na Avenida Sadamo Inoue, número 1, Balneário São José, em Parelheiros, zona sul de São Paulo. Os motoristas que trabalham na mesma linha adiaram a saída dos ônibus das garagens de 3h30 para 6h desta sexta-feira. Nesse horário, alguns veículos começaram a ir para as ruas. A linha liga os terminais Parelheiros e Santo Amaro. A São Paulo Transporte (SPTrans) chegou a acionar o Paese, plano de emergência que coloca ônibus nas ruas para atender a população. O plano deve ser desativado à medida que todos os ônibus voltem a circular. De acordo com a Polícia Militar, ninguém foi preso. O caso foi registrado no 25º Distrito Policial, de Parelheiros.
MOTORISTA DE ÔNIBUS: A remuneração da hora trabalhada passou para R$ 7,98. Por mês, os salários dos motoristas da Capital passam para: R$ 1676,00 para meses de 30 dias.
Os diretores conversaram com os trabalhadores e, após discursos inflamados no caminhão de som, o patrão chamou o Sindicato para firmar um acordo de regularização da situação. O empresário comprometeu-se a pagar até o dia 30 de maio a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) atrasada e fazer levantamentos sobre os pagamentos incorretos de hora-extra, atestado médico e piso salarial e providenciar as devidas correções. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 18 de maio, próxima quarta-feira. O Sindicato irá acompanhar os levantamentos que serão feitos pela empresa e os pagamentos, e também irá discutir o fim de outras irregularidades denunciadas pelos trabalhadores, como a constante convocação para trabalhar no dia de folga.![]() |
Entrevista de Marta Suplicy (PT-SP) à Rede CNT vai ao ar no próximo domingo (15) às 23h |
Segundo o Sindicato, o aumento salarial e demais benefícios são válidos para todos os trabalhadores das empresas Sorocaba Transporte Urbano (STU), Reunidas Paulista, Jundiá Transportes, Empresa Rosa, Auto-Ônibus São João e Votur. “Também definimos a criação de uma Comissão tripartite, com representantes do Sindicato, dos empresários e do Poder Público, para discutir novas contratações de agentes de bordo, além das 40 previstas na negociação deste ano”, explicou o presidente do Sindicato e da CNTT-CUT, Paulo João Estausia.
A política sindical lida com um valor que é muito cobiçado: O poder, e o séquito de atributos sociais que nele estão pendurados, como o status, o prestígio social, as oportunidades de negócio, a satisfação da vaidade pessoal, o sentido de importância pessoal, a condição de celebridade, a capacidade de fazer valer sua vontade sobre outros, para citar apenas os mais óbvios.
Neste ano, já foram registrados 33 ataques a caixas eletrônicos apenas na região metropolitana de São Paulo entre as 21h e 3h. Na capital foram 16; na Grande São Paulo, 17. Dos 33 casos, sete ocorreram em lojas de conveniência de posto de combustível; outros sete em agências bancárias; cinco em supermercados; cinco em farmácias; três em açougues, dois em sacolões, um em padaria, um numa indústria, outro em um clube e um dentro da subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste de SP.
Dirigentes das centrais sindicais reuniram-se nesta segunda em São Paulo para acertar detalhes de uma agenda comum de disputa no Legislativo. O encontro foi um desdobramento de audiência realizada com o presidente da Câmara, Marco Maia, na semana passada. Um das decisões é de que haverá mobilização no Congresso, com a presença de dirigentes sindicais, para brigar pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais no próximo dia 24 de maio. Antes dessa mobilização, as centrais voltam a se reunir para afinar o discurso entre ela para seis temas considerados prioritários: redução da jornada sem redução de salários, fim do fator previdenciário, regulamentação da convenção 151, ratificação da convenção 158 e a elaboração de uma legislação pelo fim das práticas antissindicais. “Estamos preparando uma intervenção coordenada”, explica Manoel Messias de Melo, secretário nacional de Relações do Trabalho da CUT, que participou do encontro. Por: CUT Nacional![]() |
Aprobativo!! |
Obs: os terrenos que estão à venda segundo informações na assembléia, a problemas. Um deles passa uma rede de alta tensão e que não pode construir nenhum edifício a não ser uma casa térrea o outro passa tubulações de esgoto da Sabesp e não há possibilidade de fazer construções. O terceiro foi doado ao sindicato da categoria. Carlos; Com a CUT, as entidades e o trabalhador só ganha e não tem perda. Ca pite... Grato ao acesso no blog, com o seu interesse por maiores informações em assuntos polêmicos como esse.
O Jornal Olhares é uma publicação customizada com distribuição 100% gratuita. Produzido por Editora Renovação. Cnpj 23.462.957/0001-55
Direção Geral: Marcos Antonio Coutinho. Email: macsantonio@bol..com.br
Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Marcos Antonio. Redação: Colaboradores: Carlos Alberto Silva Oliveira, Aurora O Diaz, Ney Guimarães.
Design Gráfico: Ewerton Lima. Publicidade e Negociação: Jacqueline Darling.. Jurídico: Jacqueline Coutinho e César Alberto Granieri.
Fale Conosco: e-mail renovação@gmail.com.br .Registro do Jornal: Registrado sob n° 35-8-1664127-6 Regulamantação: Lei n° 14.517 artigo 26, parágrafo 2°, que se enquadram na Lei federal n° 5.250 de 09 de Fevereiro de 1967 Tiragem: 20.000 exemplares. Não jogue este jornal em vias públicas.