O pau que dá em chico dá em Francisco...

ELEIÇÃO DO SINDMOTORISTASP: AVANÇOS IMPORTANTES SOBRE O USO DE URNAS ELETRÔNICAS.



No dia 19 de dezembro de 2025, foi protocolada consulta administrativa junto à Justiça Eleitoral com o objetivo de esclarecer a possibilidade de empréstimo de urnas eletrônicas para a realização da eleição sindical do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de SP  e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindimotoristas).


A consulta foi formulada pelo presidente da Chapa 3 – Renovação Sindical e Classista, Marcos Antônio Coutinho, também secretário executivo da Central Sindical e Popular com Lutas (CSP-Conlutas), em conjunto com a Dra. Jacqueline Darling Coutinho (OAB/SP 378.138), diante da relevância pública e democrática do processo eleitoral sindical.


A eleição será realizada em cumprimento a acordo judicial homologado nos autos do processo nº 1001721-05.2023.5.02.0059, que tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, sob relatoria da Desembargadora Sônia Maria Lacerda, na 5ª Turma. O acordo determina a realização de nova eleição sindical, garantindo lisura, transparência e participação da categoria.

A consulta administrativa tem como finalidade obter orientação institucional sobre:

a existência de normas, convênios ou práticas administrativas que autorizem o empréstimo de urnas eletrônicas pelo TRE de São Paulo;

os requisitos, procedimentos e prazos necessários para essa cessão;

e, em caso de impossibilidade, o fundamento normativo ou administrativo que impeça o uso das urnas.

Conforme o acordo judicial, a eleição deverá ocorrer no prazo máximo de 90 dias, contados a partir do encerramento do processo, sendo prioritariamente realizada por meio de urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral. Apenas em caso de comprovada impossibilidade será admitida a votação por cédulas tradicionais em papel.


É importante destacar que o processo eleitoral terá início em 21 de janeiro de 2026, sob a condução do atual presidente do sindicato, Valdemir dos Santos Soares, conhecido como “Moleque”. O acordo que garantiu a nova eleição foi firmado em audiência de conciliação realizada em 14 de novembro de 2025, com a presença do Ministério Público do Trabalho, e devidamente homologado pela Justiça do Trabalho.

A luta pela utilização de urnas eletrônicas representa um avanço fundamental para os trabalhadores do transporte coletivo, pois assegura mais transparência, segurança, agilidade na apuração e confiança no resultado, fortalecendo a democracia sindical e o direito de escolha da categoria.

Já há resultados importantes em andamento sobre essa demanda, reforçando o compromisso com um processo eleitoral limpo, democrático e respeitoso com a vontade dos motoristas e trabalhadores do transporte urbano de São Paulo.

MarcosAntonio Coutinho 

Secretário Executivo da CSP-Conlutas SP 

Jornalista & Radialista