O pau que dá em chico dá em Francisco...

LUTAR PELAS MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.


O Grupo Renovação Sindical tem se destacado por sua dedicação e compromisso com a classe trabalhadora. Nossa equipe tem realizado diversas atividades na base, buscando ouvir as demandas e necessidades dos trabalhadores em diferentes setores.

 

Recentemente, tivemos uma importante reunião no sindmotoristas, onde dialogamos com alguns diretores para avaliar o rumo da campanha salarial. Nesse encontro, discutimos estratégias e analisamos os avanços conquistados até o momento.

 

Estamos ansiosos para a próxima segunda-feira, dia 26, quando esperamos receber uma resposta positiva em relação à pauta de reivindicações da categoria. Sabemos que a negociação salarial é um momento crucial para garantir melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos trabalhadores.

 

Enquanto aguardamos essa resposta, o Grupo Renovação Sindical segue firme em seu trabalho de defesa dos direitos dos trabalhadores. Estamos empenhados em garantir um ambiente laboral mais justo e seguro, buscando atuar de forma incansável para que os interesses da classe trabalhadora sejam representados e homenageados com uma convenção coletiva a sua altura este ano de 2023.

 

Nossa missão é promover os condutores a renovação sindical, fortalecer a união entre os trabalhadores e lutar por seus direitos fundamentais. Acreditamos que somente através da organização e da contribuição coletiva é possível alcançar conquistas significativas e promover uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Continuaremos firmes em nossa jornada, permaneceremos em prol dos trabalhadores e buscando sempre o diálogo e a negociação como caminhos para a construção de relações trabalhistas mais equilibradas e harmoniosas. Agradecemos a confiança e o apoio de todos os que fazem parte do Grupo Renovação Sindical e reafirmamos nosso compromisso de lutar por uma classe trabalhadora cada vez mais valorizada e respeitada. Juntos, podemos fazer a diferença!


Marcos Antonio Coutinho

Diretor Secretário Executivo da CSP-Conlutas 

A transformação impressionante da Colônia de Santa Isabel: uma vitória contra a corrupção.

Após anos de descaso e desvio de dinheiro, a Colônia de Santa Isabel, localizada no interior de São Paulo, está passando por uma incrível transformação. Neste artigo, vamos explorar a diferença entre a gestão anterior, marcada por corrupção e negligência, e a atual administração liderada por Crizinho. Graças aos esforços incansáveis ​​dos membros da Oposição Renovação Sindical, que lutaram pelo patrimônio dos trabalhadores, em breve estaremos celebrando a reinauguração da renovada colônia Vale dos Girassóis. É hora de dizer "Corrupção aqui, nunca mais!”.


 

O antes e o depois:

 





Para compreender a magnitude da transformação da Colônia de Santa Isabel, é necessário observar o antes e depois dessa gestão. Através dos vídeos que apresentamos abaixo, é possível ver claramente a diferença entre a administração anterior, marcada pela falta de cuidado e desvio de recursos, e a nova abordagem sob a liderança de Crizinho.

 

Vídeo 1: Antes da gestão Crizinho click no link  https://youtu.be/XbVmj5Q1Huw

Neste vídeo, é possível testemunhar as condições precárias em que a Colônia de Santa Isabel se encontrava sob a gestão anterior. A falta de manutenção, a preocupação das instalações e a ausência de investimentos refletiram a irresponsabilidade da diretoria do Valdevan Noventa. Os trabalhadores e a comunidade local sofriam com a falta de recursos e oportunidades, enquanto os responsáveis ​​pelo patrimônio se aproveitavam livremente dos recursos.

 

Vídeo 2: O espetáculo da gestão Crizinho  https://youtu.be/NYi4yaXFRKE

Agora, é hora de testemunhar o espetáculo da transformação vivenciando na Colônia de Santa Isabel. Sob administração de Crizinho e o incansável trabalho da Renovação Sindical, o local passou por uma completa revitalização. As instalações foram restauradas, novos investimentos foram feitos e o ambiente ganhou vida novamente. A atmosfera de corrupção e negligência foi substituída por transparência, responsabilidade e respeito ao trabalhador e à comunidade dos condutores.

 

Reinauguração do Vale dos Girassóis:

A cereja do bolo dessa transformação é a reinauguração do Vale dos Girassóis. Esse espaço, que representa uma parte importante do patrimônio dos trabalhadores, estava abandonado e esquecido. Agora, graças aos esforços coletivos da comunidade e da nova administração, o Vale dos Girassóis está prestes a renascer, brilhando com todo o seu esplendor.

 

Conclusão:

A transformação da Colônia de Santa Isabel é um exemplo inspirador de como a luta contra a corrupção e o desvio de recursos pode levar a mudanças significativas. A administração liderada por Crizinho e o trabalho incansável da Renovação Sindical mostram que é possível recuperar um patrimônio negligenciado e devolvê-lo a seus donos os trabalhadores. A reinauguração iminente do Vale dos Girassóis é uma celebração.


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Marcos Antonio Coutinho

Secretário Executivo da CSP-Conlutas/setorial de transporte

Condutor do transporte coletivo na cidade de São Paulo

Jornalista & Radialista

Reunião seguida na Federação de Transporte Rodoviário do Estado de São Paulo discute campanha salarial dos motoristas.

 

Na última quinta-feira, dia 15 de junho de 2023, a Federação de Transporte Rodoviário do Estado de São Paulo foi palco de uma reunião intensa e reservada. Representantes da Renovação Sindical marcaram presença, juntamente com outros líderes sindicais, para discutir o rumor da campanha salarial do Sindicato dos Condutores de São Paulo. O presidente da FTTRESP, Valdir Pestana, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, José Alves do Couto, o vice presidente Fttresp Felix de Barros, Presidente do sindcagas, Jorge Luiz "FEBEM", Luciana Leal "LÚ da CIPA Iguatemi", Joilson Netinho da Renovação Sindical, Carlos Gomes, assessor do Vereador Alessandro Guedes PT/SP, e Marcos Antonio Coutinho, Secretário Executivo da CSP-CONLUTAS, foram os principais participantes desse encontro. Vale ressaltar que o presidente Cristiano Porangaba, conhecido como "Crizinho", também esteve presente na Fttresp.

 

A reunião na Federação de Transporte Rodoviário do Estado de São Paulo foi um marco importante para os motoristas de São Paulo. A campanha salarial é um tema crucial, uma vez que busca garantir melhores condições de trabalho e remuneração justa para os profissionais que atuam no setor.

 

Com a presença de representantes da Renovação Sindical e líderes sindicais representados, o encontro foi marcado por debates acalorados e trocas de ideias sobre estratégias e ações que foram tomadas para fortalecer a luta dos condutores.

 

Valdir Pestana, presidente da FTTRESP, e José Alves do Couto presidente do Sindicato dos Rodoviários, foram figuras centrais nas discussões. Ambos sentiram emoção em conquistar emoções alcançadas nas salariais, levando em consideração as demandas e necessidades da categoria.

Jorge Luiz "FEBEM", Luciana Leal "LÚ da CIPA Iguatemi", Joilson Netinho da Renovação Sindical, Carlos Gomes e Marcos Antonio Coutinho também gostaram de suas experiências e conhecimentos, fornecendo insights valiosos para o debate. A diversidade de perspectivas enriqueceu os debates, permitindo uma visão mais abrangente dos desafios enfrentados pelos condutores e possíveis soluções.

 

A ausência temporária do presidente Cristiano Porangaba, conhecido como "Crizinho", devido à outra reunião de interesse da campanha salarial, não sofreu a importância de sua participação. Sua presença inicial foi fundamental para alinhar as estratégias iniciais e definir os principais pontos de discussão.

 

Conclusão: A reunião na Federação de Transporte Rodoviário do Estado de São Paulo foi um passo significativo para os motoristas de São Paulo na busca por melhores condições salariais. As presenças da Renovação Sindical e dos líderes sindicais garantem o compromisso com a categoria e a autoridade em transporte coletivo de São Paulo.


Marcos Antonio Coutinho

Secretário Executivo da CSP-Conlutas

O presidente do Sindmotoristas anuncia desligamento do Grupo "Direção Certa" em busca de um compromisso maior.


No cenário político sindical dos condutores de São Paulo, uma notícia recente trouxe surpresa e reflexão. Cristiano Porangaba, também conhecido como Crizinho, presidente do Sindmotoristassp, anunciou seu desligamento do Grupo "Direção Certa". As divergências políticas irreconciliáveis ​​no tocante à condução das lutas da categoria levaram Crizinho a tomar essa decisão, buscando um compromisso maior com os 50 mil trabalhadores em transportes que representam.

 

Uma trajetória influenciada pelo pai: Há quatro anos, Crizinho, que também é condutor e carrega consigo as experiências e vivências do pai nessa profissão, foi um dos fundadores do Grupo "Direção Certa". Movido pelo sonho de defender as bandeiras e os direitos da categoria, ele embarcou nessa jornada política com a esperança de promover mudanças significativas.

 

A eleição e a mudança de perspectiva: Contudo, após ser eleito presidente do Sindmotoristas pela vontade de 9528 condutores do transporte coletivo, Crizinho sentiu uma transformação em sua visão. Ele deixou de se sentir pertencente a um grupo específico e passou a se considerar um soldado dos trabalhadores em transportes. Essa mudança de perspectiva reflete sua nova abordagem, na qual o comprometimento com a categoria como um todo ganhou mais importância.

 

O compromisso inabalável com a categoria: Mesmo com o desligamento do Grupo "Direção Certa", Porangaba reafirma seu compromisso inabalável com a categoria dos motoristas de São Paulo. Sua dedicação está perseverante para conquistar, ao final dessa luta, uma campanha salarial vitoriosa para os trabalhadores. Sua atuação como presidente do Sindmotoristas é uma prova de que ele continua firme em sua missão de representar e buscar melhorias para a classe.

 

Considerações finais: A decisão de Cristiano Porangaba, popularmente conhecido como Crizinho, de se desligar do Grupo "Direção Certa" mostra sua busca por um compromisso maior com os trabalhadores nos transportes de São Paulo. Sua trajetória influenciada pelo pai e sua eleição como presidente do Sindmotoristas trouxe uma nova perspectiva, na qual a representatividade da categoria como um todo ganhou maior importância. 

O comprometimento de Crizinho em conquistar uma campanha salarial vitoriosa demonstra seu empenho contínuo em lutar pelos direitos e melhores condições de trabalho para os motoristas, cobradores e trabalhadores da manutenção em ônibus da cidade São Paulo.

Marcos Antonio Coutinho
Secretário Executivo da CSP-CONLUTAS
Presidente do Instituto Renovação Sindical

Polêmica na Administração Municipal de São Paulo: A Decisão do Vereador Milton Leite!

 
Nos últimos dias, a administração municipal de São Paulo tem sido marcada por uma polêmica tomada de decisão pelo vereador Milton Leite, atual presidente da Câmara Municipal e exercendo o cargo de prefeito da cidade. Por meio de suas atribuições conferidas por lei, ele decidiu exonerar a senhora Silvia Regina de Almeida do cargo de subprefeita de Itaquera, juntamente com toda a sua equipe, a partir do dia 7 de junho de 2023. Essa medida inesperada está gerando repercussões tanto na administração do prefeito Ricardo Nunes, do MDB-SP, quanto ao ambiente político da câmara municipal.

 

Ver. Sandra Tadeu & Pref. Ricardo
A exoneração dos indicados da vereadora Sandra Tadeu para os cargos na subprefeitura de Itaquera ocorreu no início da gestão do prefeito Ricardo Nunes, levantando questionamentos sobre os motivos que levaram a essa decisão repentina por parte de Milton Leite. 

A situação se torna ainda mais complexa e intrigante quando consideramos a relação entre os envolvidos nesse episódio.

 

A política nos bastidores é conhecida por sua ferocidade, e essa situação não é exceção. A decisão do vereador Milton Leite está criando um clima nada agradável tanto na administração de Ricardo Nunes quanto na câmara municipal de São Paulo. As especulações e debates sobre os motivos reais por trás dessa exoneração estão se intensificando, alimentando ainda mais a tensão e a controvérsia em torno do caso.

 

A atitude de Milton Leite, ao exercer seu papel como presidente da Câmara e prefeito em exercício, tem impacto direto na governança municipal e no relacionamento entre os poderes executivo e legislativo. A falta de transparência e a ausência de uma justificativa clara para essa exoneração têm levantado questionamentos sobre a motivação política por trás dessa decisão.

 

Conclusão: A polêmica envolvendo a exoneração da subprefeita de Itaquera, Silvia Regina de Almeida, e toda a sua equipe, por parte do vereador Milton Leite, está criando um clima tenso na administração municipal de São Paulo. Essa decisão repentina e sem uma justificativa convincente tem gerado debates acalorados nos bastidores políticos, evidenciando a ferocidade e os envolvidos nas pessoas que trabalham no poder.

 

Nesse contexto, é fundamental que haja transparência e esclarecimentos por parte dos envolvidos, a fim de dissipar dúvidas e promover um ambiente político mais saudável. A sociedade paulistana espera que as instituições públicas estejam comprometidas com a ética, a governança e o interesse coletivo, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população.

Marcos Antonio Coutinho

Jornalista e Radialista.

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"EXONERAR

SECRETARIA MUNICIPAL DAS SUBPREFEITURAS

1- ALINE KOHLER FORGHIERI, RF 809.797.6, a partir de 07/06/2023, do cargo de Coordenador II, Ref. CDA-6, da Coordenadoria de Administração e Finanças, da Subprefeitura Itaquera, vaga 26171, constante da Lei 17.708/21, dos Decretos 61.242/22 e 61.731/22.

2- ABEL OLIVEIRA DE ALMEIDA, RF 889.147.8, a partir de 07/06/2023, do cargo de Chefe de Unidade I, Ref. CDA-3, da Unidade de Armazenamento, da Supervisão de Administração e Suprimentos, da Coordenadoria de Administração e Finanças, da Subprefeitura Itaquera, vaga 26249, constante da Lei 17.708/21, dos Decretos 61.242/22 e 61.731/22.

3- CARLOS ALBERTO PAULINO, RF 841.292.8, a partir de 07/06/2023, do cargo de Assessor III, Ref. CDA-3, do Gabinete do Subprefeito, da Subprefeitura

Itaquera, vaga 26258, constante da Lei 17.708/21, dos Decretos 61.242/22 e 61.731/22.

4- ARNALDO CARVALHO DA SILVA, RF 738.422.0, a partir de 07/06/2023, do cargo de Coordenador II. Ref. CDA-6, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Subprefeitura Itaquera, vaga 26169, constante da Lei 17.708/21, dos Decretos 61.242/22 e 61.731/22.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 7 de junho de 2023, 470'da fundação de São Paulo.

MILTON LEITE

Prefeito em Exercicio

O seguinte documento publico integra este ato 084561443"


Deputado Federal Delegado Palumbo: Um defensor dos direitos humanos e um crítico contundente do ditador Maduro

 

No cenário político brasileiro, há figuras que se destacam pela sua atuação firme e comprometida com a defesa dos direitos humanos e dos princípios democráticos. O deputado federal Palumbo, membro do MDB-SP e atualmente ocupando a posição número 21 em uma lista de 48 deputados coautores do pedido de impeachment do presidente Lula, tem se mostrado um defensor incansável desses valores. Além disso, Palumbo tem sido um crítico contundente do ditador Nicolás Maduro, demonstrando seu apoio aos venezuelanos que sofrem com uma crise humanitária em seu país.

 

Compromisso com os direitos humanos: O deputado Delegado Palumbo tem se destacado por sua postura firme e intransigente em relação à defesa dos direitos humanos. Em suas ações e pronúncias, ele tem deixado claro que não compactua com qualquer forma de violação desses direitos fundamentais. Seu trabalho como legislador tem sido pautado pela busca incessante pela justiça e pela garantia dos direitos de todos os cidadãos brasileiros.

 

Críticas ao ditador Maduro: Uma das questões que receberam atenção especial do deputado Palumbo é a crise política e humanitária na Venezuela, causada pelo governo ditatorial de Nicolás Maduro. O parlamentar tem se mostrado indignado com a forma como o ditador Maduro tem seguido seu governo, ignorando os direitos básicos de seu próprio povo e causando um êxodo em massa de venezuelanos que buscam uma vida melhor em outros países.

 

Desprezo aos direitos humanos: Uma das atitudes que mais causaram repúdio por parte do deputado Palumbo e de muitos brasileiros foi a forma como o ditador Maduro foi recebido no Brasil. Essa recepção foi interpretada como um desrespeito aos direitos humanos e uma afronta aos venezuelanos que enfrentaram uma situação extremamente difícil em seu país natal. O deputado deixou claro sua posição contrária a qualquer tipo de apoio ou respaldo a regimes ditatoriais que desrespeitam os princípios democráticos.

 

Apoio aos venezuelanos: Ao manifestar seu repúdio ao ditador Maduro, o deputado Delegado Palumbo tem expressado solidariedade aos venezuelanos que sofreram as consequências da crise em seu país. Ele reconhece o direito dessas pessoas de buscar melhores condições de vida e tem se posicionado a favor de ações que possam contribuir para amenizar a situação dos refugiados venezuelanos e auxiliar na restauração da democracia na Venezuela.

 

Conclusão: O deputado federal Delegado Palumbo tem se destacado como um defensor dos direitos humanos e crítico contundente do presidente Lula e do ditador Nicolás Maduro. Sua postura firme e comprometida com os princípios democráticos o coloca como uma figura importante no cenário político brasileiro. Sua atuação em defesa dos brasileiros e dos venezuelanos que sofrem com a crise humanitária tem conquistado o apoio de muitos cidadãos em São Paulo e no Brasil.


Marcos Antonio Coutinho

Jornalista e Radialista 

Metroviários tentam adesão dos motoristas e cobradores de ônibus para greve!

 

Categoria vai se reunir na próxima segunda 12 de junho para decidir sobre a paralisação.

Os metroviários buscam adesão dos motoristas e cobradores de ônibus para a greve marcada para o dia 13 de junho. "Então é possível que haja uma paralisação geral", falou Camila Ribeiro Duarte Lisboa, presidente do sindicato dos Metroviários de São Paulo.

 

"Haverá uma assembleia na segunda (12), por volta de 18h30, para que se confirme ou não a deflagração da greve no dia 13", disse Lisboa.

A categoria pede abertura de concurso público para contratação de mais gente. "Estamos com 7.200 funcionários dos 9.500 previstos. É um déficit de 1.200 funcionários na área de operação. A população tem sentido muito isso", falou Camila.

Segundo a líder sindical, faltam também mais de 600 funcionários para a área de manutenção. "No início dos anos 1990, com 1 milhão de usuários, tínhamos 10 mil funcionários. Hoje, 30 anos depois, há o triplo de usuários e temos 7.200 funcionários. Isso gera desgaste, sobrecarga de trabalho. Também são motivos para greve."

Salário

A reivindicação também é por melhores salários. "Já encaminhamos para acordo, mas isso não avançou", falou a presidente do sindicato.

Outro pedido é a reintegração dos demitidos em 2020. "É uma forma de reposição do quadro."

Governo

Camila disse que sugeriram também, mais uma vez, a liberação das catracas com tarifa zero, mas que, "para o governo do estado de São Paulo, não há acordo".

"O governador Tarcísio de Freitas está apostando no caos, mas pode muito bem resolver isso", concluiu.

 

Procurada pela reportagem, a assessoria do governador não respondeu à reportagem até o momento, nem a do Metrô. Os representantes do sindicato dos motoristas de ônibus não foram localizados até o momento.

Luta por direitos trabalhistas: Condutor de ônibus busca justiça e mobilização!

A categoria dos motoristas de ônibus apresentou vários desafios durante a crise sanitária, e agora busca por justiça e melhores condições de trabalho. Entre as demandas estão a recomposição salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), remuneração dos 30 minutos de refeição, fim do desconto no ticket com atestado médico, entre outros pontos. Diante da inflexibilidade dos empregadores, o presidente Crizinho alerta que, se necessário, os motoristas aguardam prontos para cruzar os braços e paralisar o sistema de transporte coletivo.

 


No Estado de Greve e Assembleia Permanente: Em uma importante assembleia realizada pelos motoristas de ônibus em São Paulo, foi aprovado o estado de greve e a assembleia permanente. Essas medidas visam fortalecer a mobilização da categoria e demonstrar a experiência em lutar por seus direitos trabalhistas.

 

Renovação Sindical apoia a campanha salarial: A Renovação Sindical, como sempre, apoia a campanha salarial dos motoristas, cobradores e trabalhadores da manutenção de ônibus neste ano. Sob a liderança do presidente Crizinho do grupo direção certa, a coordenação da Renovação Sindical tem se mostrado comprometida em buscar soluções para as questões que prejudicaram os trabalhadores ao longo dos anos. A campanha salarial conta com o objetivo de acabar com práticas negativas que foram implantadas por gestões anteriores, e que prejudicam os motoristas de ônibus em São Paulo. É chegada a hora de dizer "basta", pois não podemos mais suportar tais condições. Apenas unidos na luta em defesa dos direitos trabalhistas é que teremos uma grande possibilidade de reverter essa situação que tem afetado os motoristas e cobradores há mais de nove anos. A vitória será dos motoristas,

 

Conclusão: A luta por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas é uma batalha contínua e necessária. Os Condutores de ônibus em São Paulo estão determinados a buscar a justiça que lhes é devida. Com o estado de greve e a assembleia permanente aprovada, a categoria mostra sua disposição em tomar medidas mais enérgicas caso os patrões se mostrem inflexíveis. A Renovação Sindical, comprometida com essa causa, se une aos condutores sobre a batuta do Presidente Crizinho nessa campanha salarial, buscando acabar com práticas prejudiciais e alcançar uma realidade mais justa e equilibrada para esses trabalhadores essenciais. Juntos, eles têm a esperança de virar esse jogo e conquistar uma vitória que impactará positivamente toda a categoria.


Marcos Antonio Coutinho

Secretario Executivo da CSP-Conlutas/setorial de transporte.

Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Sorocaba garante reajuste salarial significativo para motoristas 10%


No dia 5 de junho de 2023, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Sorocaba-SP conquistou um importante acordo para os profissionais da categoria de transporte urbano. O reajuste salarial negociado experimentou benefícios aos motoristas, garantindo melhores condições financeiras e valorização do trabalho exercido por eles.


De acordo com o acordo firmado, os motoristas terão um aumento salarial de 5% a partir de agora, e um adicional de 4,76% em novembro deste ano. Com os reajustes somados, o aumento totaliza 10% sobre o salário inicial, representando uma melhoria significativa no poder de compra de ambos os profissionais.


Além do reajuste salarial, outra conquista importante foi a definição de um valor para Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os motoristas buscam um valor de R$ 2.420,00 como PLR, que será pago quando retornarem das férias. Essa medida visa reconhecer o empenho e a dedicação dos trabalhadores, compartilhando os resultados positivos alcançados pela empresa.


No que diz respeito aos benefícios, o sindicato também obteve ganhos consideráveis. Os motoristas agora terão direito a um vale-refeição no valor de R$ 960,00, o que contribuirá para o custo de suas refeições. Além disso, foi estabelecido um acompanhamento médico, visando garantir o acesso dos profissionais a cuidados de saúde de qualidade.


Essas conquistas refletem o empenho e a importância do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Sorocaba na defesa dos interesses da categoria. É notável que poucos sindicatos conseguem obter resultados tão positivos em suas campanhas salariais, e isso demonstra o compromisso dessa organização em lutar por melhores condições de trabalho e remuneração para os profissionais do setor.


O reajuste salarial e os benefícios conquistados são uma vitória não apenas para os motoristas, mas para toda a categoria de transporte urbano em Sorocaba. Essas melhorias trarão mais segurança financeira e bem-estar para os trabalhadores, reconhecendo o valor do seu trabalho e estimulando a qualidade dos serviços prestados.


O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Sorocaba continua comprometido em buscar melhorias para a categoria, e essas conquistas são um exemplo do seu trabalho incansável na defesa dos direitos dos trabalhadores. A preservação e o reconhecimento são fundamentais para garantir um ambiente laboral saudável e motivador, beneficiando não apenas os profissionais, mas também a população que utiliza os serviços de transporte urbano na cidade.


Marcos Antonio Coutinho.

Secretário Executivo da CSP-Conlutas.

COBRADORA DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO LUTA POR SEUS DIREITOS E SE CANDIDATA À PRESIDÊNCIA SINDMOTORISTAS-SP.

 Luciana Leal Martins busca representação para a categoria e enfrenta desafios diários.


Luciana Leal / Marcos Antonio Coutinho.
Câmara Municipal SP

A cobradora Luciana Leal Martins, com 17 anos de experiência no transporte coletivo de São Paulo, iniciou sua carreira na Viação Itaim Paulista, atualmente conhecida como Viação Metrópole Paulista (Unidade Iguatemi). Ao perceber a ameaça de extinção da função dos cobradores de ônibus, Luciana decidiu entrar na luta sindical em defesa de seu emprego.

 

Desde então, ela tem se dedicado incansavelmente a esse enfrentamento, participando do grupo Renovação Sindical e envolvendo-se em diversas audiências públicas e interrupções em prol dos cobradores de ônibus. Por meio dessas ações, ela busca garantir a manutenção e valorização dessa importante função no transporte público.

 

Durante esse período de lutas, Luciana também se envolveu nas eleições para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), sendo eleita pela unidade Imperador no primeiro mandato e posteriormente pela unidade Iguatemi. Sua atuação na CIPA tem sido uma batalha árdua, enfrentando diversos obstáculos para garantir as necessidades dos trabalhadores nessa área.

 

Atualmente, Luciana está empenhada em resolver a construção de uma guarita na linha 2770, em conjunto com os membros da CIPA, buscando melhorar as condições de trabalho dos companheiros de profissão. Além disso, ela enfrenta diversas questões de longo prazo em sua luta incessante junto aos membros da CIPA.

 

No que diz respeito à eleição para presidente Interino do sindicato dos motoristas e cobradores de São Paulo, o Grupo Renovação Sindical, do qual Luciana faz parte, entrou em acordo e indicou como candidata. Essa indicação possui diversos motivos, um deles sendo o fato de que, em quase 100 anos de existência do sindicato, nunca houve uma mulher candidata à presidência. A intenção é trazer melhorias e mudanças para essa categoria, que necessita de uma representação capaz de compreender as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no dia a dia.

 

Luciana Leal Martins representa a força e a experiência das mulheres no sindicalismo, buscando voz e representatividade para os cobradores de ônibus em São Paulo. Sua trajetória de luta e seu compromisso com a melhoria das condições de trabalho são exemplos de coragem e dedicação, que certamente marcam sua candidatura à presidência do sindicato dos motoristas e cobradores de São Paulo.


Luciana Leal Martins.

Diretora Executiva do Instituto Renovação Sindical Brasil.

Diretoria do Sindmotoristas-SP precisa romper o cordão umbilical com o empresário do transporte.


Em 2000, "o representante” disse que faria a transformação no sistema “canetada”; só ajudou os corruptos a ficarem RICOS e os trabalhadores com o salário defasado. Mas os 10 presidentes em 23 anos com o mesmo grupo conduzindo as negociações das campanhas salariais fizeram muito pouco pelos trabalhadores que continuaram sendo alvo da violência do sistema capitalista. Não se pode tratar esse empresário como um aliado, nem dizer que os negociadores do sindicato patronal são “homens bonzinhos", como falou um presidente, dirigente do sindicato laboral.

 

Alertamos os diretores do Sindmotoristas-SP: essas empresas não “são  nossa propriedade". A direção do sindicato precisa romper com o atrelamento ao SPurbanuss sindicato patronal para que os CONDUTORES possam lutar, derrotar o sistema e conquistar a equiparação salarial com os trabalhadores do transporte de Sorocaba-SP, por exemplo, um dos melhores do sistema, e o necessário apoio financeiro com uma PLR de R$ 3.000,00, não menos, sem parcelamentos aos milhares de trabalhadores do sistema de transporte coletivo e aos afastados por diversos motivos de saúde trabalhistas.

 

Os trabalhadores estão perdendo ao longo dos últimos 23 anos com gestão de PICARETAS que vivem jogando nas costas da categoria reajustes salariais e PLR parceladas, um absurdo!

 

Você não pode aceitar qualquer proposta aprovada por uma minoria da categoria! Diga não ao PLR de R$ 1.500,00 de 2.000,00 parcelas e nada menos que 13% de reajuste no salário.


VAMOS TODOS COMPARECER NA ASSEMBLEIA DE SEXTA-FEIRA!!!


REAJUSTE SALARIAL ACIMA DA INFLAÇÃO COM AUMENTO REAL DE 13% SINDMOTORISTA.

Os motoristas, cobradores e trabalhadores em manutenção dos ônibus municipais da capital paulista aprovaram em assembleia no SindMortoristas, sindicato da categoria, a pauta de reivindicações deste ano.

Um documento com os pedidos dos trabalhadores será entregue ao Spurbanuss, que reúne as empresas, na sexta-feira, 14 de abril de 2023.

Entre as principais reivindicações estão:

- Reajuste salarial acima da inflação do período desde a última atualização dos valores com aumento real num total de 13%.

- Manutenção do emprego de 19 mil cobradores nos ônibus convencionais, padrons e articulados (empresas dos subsistemas de articulação regional e estrutural) - As empresas que surgiram de cooperativas e operam com micro-Ônibus, ônibus midis (micrões) e alguns convencionais e padrons (subsistema de distribuição local) operam sem cobradores desde 2014;

- PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de R$ 3 mil.

- Retorno dos 30 minutos remunerados do horário de refeição.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas), Cristiano Porangaba (Crizinho), disse que todos os pontos da pauta serão discutidos com as empresas, mas que a categoria não vai abrir mão da manutenção dos cobradores nos ônibus.

TARIFA ZERO: AS LIÇÕES DAS 67 CIDADES DO BRASIL COM ÔNIBUS DE GRAÇA.


 

O passe livre é uma política pública que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final; nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do município.

 

Em março de 2023, uma greve paralisou o metrô de São Paulo. Em meio às negociações, os metroviários propuseram uma forma de protesto diferente: eles voltariam ao trabalho, mas o metrô operaria sem cobrança de tarifa da população até as partes chegarem a um acordo.

 

A ideia acabou barrada pela Justiça, impedindo o que teria sido o segundo maior experimento de tarifa zero no país em menos de um ano.

A tarifa zero ou passe livre é uma política pública que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final. Nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos que variam, a partir do desenho adotado por cada cidade.

 

O primeiro teste em grande escala da proposta no país aconteceu no segundo turno das eleições presidenciais, em outubro de 2022.

 

 Naquele dia, centenas de cidades brasileiras deixaram de cobrar passagem nos ônibus e trens, para facilitar o acesso dos eleitores às urnas.

 

Na Grande Recife, a demanda aumentou 115% em relação aos domingos comuns e 59% na comparação com o primeiro turno. Em Belo Horizonte, o aumento foi de 60% e 23% nas mesmas bases de comparação, conforme balanços divulgados à época.

 

Os números revelam a imensa demanda reprimida pelo transporte urbano e o fato de que, atualmente, milhões de brasileiros não usam ônibus, metrôs e trens por falta de dinheiro.

 

Mas essa realidade está mudando em um número crescente de cidades e projetos em discussão na Câmara dos Deputados querem tornar a tarifa zero uma política nacional – embora financiá-la em grandes centros urbanos ainda seja um imenso desafio.

 

67 CIDADES BRASILEIRAS COM TARIFA ZERO

 

Ao menos 67 cidades brasileiras já adotam a tarifa zero em todo o seu sistema de transporte, durante todos os dias da semana, conforme levantamento da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), atualizado em março de 2023.

São cidades pequenas e médias, com populações que variam de 3 mil a mais de 300 mil habitantes.

Outros sete municípios adotam a política de forma parcial: em dias específicos da semana, em parte do sistema ou apenas para um grupo limitado de usuários, segundo os dados da NTU.

E ao menos quatro capitais estudam neste momento a possibilidade de adotar a tarifa zero em seus sistemas de transporte: São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas, de acordo com levantamento da área de mobilidade urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

No Brasil, a tarifa zero foi proposta pela primeira vez durante o mandato da então petista Luiza Erundina à frente da Prefeitura de São Paulo (1989-1992). Mas, naquela ocasião, a proposta não avançou.

A política voltou ao debate público nos anos 2000, com o surgimento do Movimento Passe Livre (MPL).

O movimento social ganhou notoriedade em junho de 2013, ao liderar a maior onda de protestos da história recente, deflagrada por um aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

 

(Constituição) na Câmara, o primeiro da autoria de Jilmar Tatto (PT-SP) e a segunda, de Luiza Erundina (Psol-SP).

A PEC de Erundina pretende criar um Sistema Único de Mobilidade (SUM), a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é garantir a gratuidade nos transportes, por meio de um modelo de responsabilidade compartilhada entre governo federal, Estados e municípios.

A seguir, conheça a experiência de cidades que já adotam a tarifa zero e os desafios para implementação da política em municípios de grande porte, como São Paulo.

 

MARICÁ (RJ): DEMANDA AUMENTOU MAIS DE 6 VEZES

Maricá, no Rio de Janeiro, iniciou seu projeto de tarifa zero ainda em 2014, durante o mandato de Washington Quaquá (PT) na prefeitura do município.

Com uma população de 167 mil habitantes, a cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conta com um orçamento turbinado por royalties do petróleo – uma espécie de compensação recebida por municípios pela exploração do óleo em suas águas.

Foi com esse dinheiro em caixa que Maricá viabilizou uma política de renda básica que atualmente beneficia 42,5 mil moradores e também os ônibus gratuitos para a população.

Ônibus próprios e outros alugados de empresas privadas através de processos de licitação.

Atualmente com 120 ônibus e 3,5 milhões de passageiros por mês, o custo mensal do sistema varia de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões.

"Em 2022, foram R$ 160 milhões que as famílias deixaram de gastar com transporte, o que é injetado diretamente na economia da cidade", diz Celso Haddad, presidente da EPT de Maricá.

O município enfrentou, no entanto, um desafio comum a todas as cidades que implantam a tarifa zero: explosão de demanda e, consequentemente, dos custos de operação.

"Aqui em Maricá, [a demanda] cresceu mais de seis vezes. Tínhamos em torno de 15 mil a 20 mil pessoas transportadas diariamente e hoje transportamos mais de 120 mil. A tarifa zero é um propulsor do direito de ir e vir, é muito avassaladora a diferença", afirma o gestor.

 

EMPRESAS LOCAIS VARGEM GRANDE PAULISTA (SP): TAXA PAGA POR

 

O avanço da tarifa zero no período recente deixou de ser identificado com um espectro político específico. Prefeitos de esquerda e direita têm implementado o modelo em seus municípios.

Josué Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista, por exemplo, é filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pela proposta, o financiamento ao sistema seria viabilizado pela instituição de uma contribuição pelo uso do sistema viário e por recursos da arrecadação de impostos de União, Estados e municípios.

Erundina explica que o objetivo da proposta é concretizar a Emenda Constitucional 90 de 2015, que naquele ano garantiu o transporte como um direito social, inscrito no artigo 6º da Constituição.

Pioneira a propor a tarifa zero, ainda em 1989, a deputada vê com satisfação o avanço da política pública nas cidades brasileiras e se diz otimista com as perspectivas para a PEC.

"Quando uma proposta tem coerência, tem consistência, é inteligente para resolver os problemas da coletividade, ela não morre na ideia do povo, ela segue viva. O Movimento Passe Livre sustentou a defesa dessa proposta e hoje já são diversas instituições defendendo essa ideia e vários municípios operando essa política na prática, com grande sucesso", diz Erundina. "Vejo isso com muita esperança."


Marcos Antonio Coutinho: 13 de abril de 2023, às 08h00 Atualizado: por Thais Carranca 13 Abril 2023 às 11h59 SÃO PAULO | BBC NEWS BRASIL

O salário do motorista de ônibus em São Paulo R$ 3.441,90 em vigor até Maio de 2023 dos condutores de SOROCABA-SP R$ 5.000,00.


 O salário do motorista de ônibus em São Paulo no valor de R$ 3.441,90 em vigor até Maio de 2023.

 

Ainda que o valor seja superior a outras cidades e registramos várias com o salário acima da média a exemplo dos condutores de SOROCABA-SP com R$ 5.000,00 de ganho real em relação com outras cidades, nos últimos anos, ainda está muito aquém das necessidades dos condutores paulistanos e Brasileiros.

 

O último levantamento feito pelo Grupo de Estudos Econômicos aponta que a quantia deveria ser de R$ 7.272,00, ou seja, seis vezes comparado com o salário mínimo hoje ao que será pago neste ano.

 

O cálculo considera alimentação, moradia, vestuário, educação, higiene, transporte, lazer e previdência de uma família de quatro pessoas. Os itens são garantidos pela Constituição. O estudo foi feito pelo grupo de estudos do Instituto em setembro de 2022.

 

O salário mínimo é aplicável a todos os trabalhadores do setor público e privado, como também para as aposentadorias e pensões e foi previsto por meio de medida provisória para substituir o salário mínimo que vigorou em 2022, no valor de R$ 1.212,00.

VAMOS REVERTER TODAS AS MAZELAS DA DIRETORIA CORRUPTA!

 


Com certeza, vamos reverter. Não vai ser fácil rever a 1h de refeição não remunerada, as PLR's perdidas, os descontos indevidos, o não pagamento do VR quando o trabalhador leva o atestado.

 

Não será fácil, mas vamos rever sim, com certeza. O trabalhador não pode deixar ser enganado novamente e votar nesta quadrilha outra vez, nem em oposições que vão fazer a mesma coisa.

 

Resgate, do Edvaldo Santiago, aliado com diretor do sindicato que consta na lista das propinas e outros grupos com vários corruptos que se dizem oposição, mas são lobos em pele de Cordeiro.

 

O trabalhador e a trabalhadora tem que enxergar quem realmente irá representá-los de verdade. Estou com a Renovação Sindical, porque, avalio se tratar da única que libertará a categoria da escravidão a qual está submetida há 10 anos.

 

Juntos traremos de volta a dignidade e o respeito que a categoria tinha e se perdeu, com essa quadrilha que está aí a frente da entidade. Jesulino Costa.

Lira demonstra tensão, opositores decidiram partir para o ataque!

 Gilmar Mendes


“A decisão do STF de permitir que o Bolsa Família seja excluído do teto, seguida da que afirmou que o ‘Orçamento secreto’ é inconstitucional, no entanto, esvaziou o poder de Lira. E agora seus opositores decidiram partir para o contra-ataque, mesmo sem o aval de Lula. Entre os nomes ventilados para a disputa estão os de Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL), por exemplo, e também o de Luciano Bivar, que preside o União Brasil”, acrescenta a colunista.

 

Ainda segundo Bergamo, “já no domingo, depois da decisão do ministro (do STF) Gilmar Mendes sobre o Bolsa Família, Lira demonstrava tensão, telefonando para parlamentares do PT para tentar entender o que aconteceu. Mendes decidiu sobre ação apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)”. 

Denunciado por crimes, Valdevan Noventa pede que Tarcísio aja contra investigação.


Ex-presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, Valdevan Noventa visitou a sede da equipe de transição do governador eleito em São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O motivo para o encontro não poderia ser pior. Deputado cassado pelos crimes de compra de votos e abuso de poder econômico, Valdevan quer que cessem as investigações policiais contra ele.

Por isso, testemunhas dão conta de que o ex-parlamentar apareceu de surpresa no edifício onde trabalha o gabinete de transição, procurando ter contato com Guilherme Derrite, futuro secretário de Segurança Pública de São Paulo.

Apesar do esforço, a ação de Valdevan foi em vão. Relatos afirmam que ele sequer conseguiu concluir seu pedido, que foi recusado de imediato.

 

Histórico

 

José Valdevan de Jesus Santos foi eleito deputado federal pelo PSC em 2018, sendo um dos aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele estava durante a eleição. A detenção ocorreu em julho daquele ano sob a acusação de usar laranjas em sua prestação de contas de campanha.

 

Em 2019, deixou a cadeia para tomar posse em Brasília. Em 2020, a Justiça Eleitoral cassou o mandato dele por identificar o uso de recursos ilícitos na campanha. A cassação foi anulada em junho deste ano pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques;  

 

No entanto, a decisão foi revertida pela Segunda Turma do Supremo, por 3 votos a 2. Apenas Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados por Bolsonaro, foram a favor de devolver o mandato.

Cobradora Luana Farias que “estudava no ônibus” é aprovada no TJSP.

 

Parabéns Luana Farias.
Cada um estuda onde consegue e a Luana Farias, 27 anos, se preparava para o concurso do TJSP – Tribunal de Justiça de São Paulo – enquanto trabalhava como cobradora de ônibus. “Estudava na catraca”, contou. A notícia boa é que um ano depois ela foi aprovada e acaba de ser chamada para a nomeação. A realização de um sonho que ela está comemorando muito!

 

Como nos últimos tempos as condições financeiras da família se agravaram, ela precisou arrumar um emprego e teve que se virar para estudar enquanto trabalhava. “Estudei na catraca e nem consigo assimilar que meu sonho vai se realizar”, escreveu a cobradora, em um post nas redes sociais.



“Meu pai sempre trabalhou como motorista de ônibus e, há cinco anos, me indicou para uma vaga na empresa em que ele trabalhava. Comecei como cobradora fazendo a linha Terminal Grajaú-Metrô Brás e, hoje, atuo na linha Grajaú-Jabaquara. Trabalho oito horas por dia durante a semana e, aos finais de semana, chego a doze/treze horas de expediente”, conta Luana Farias.

Documentos de compra de cavalos do NOVENTA avaliados em R$ 1,8 milhão. Umbaúba/ Sergipe

 Foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (11), mais uma etapa da Operação Chapelier, que investiga desvios de recursos no âmbito do Sindicato dos Motoristas do Transporte Coletivo de São Paulo, que tem como ex-presidente, o ex-deputado federal Valdevan Noventa. Documentos e dispositivos eletrônicos que apontam a existência de um laranja foram apreendidos pela Polícia Civil de São Paulo.

 


De acordo com o delegado Fonseca Junior, coordenador operacional do Central Especial de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), a nova etapa da operação identificou documentações que apontavam um homem como laranja de Valdevan Noventa. “Entre elas uma conta de energia que identificou para gente a casa que ele tinha na Praia do Saco. A casa é de um quarteirão e pintada nas cores de Valdevan, o verde e branco, mas a conta estava no nome do laranja”, detalhou.

 

Diante dessa apuração, a Polícia Civil de São Paulo encontrou a casa onde o suposto laranja morava em Umbaúba. “Começamos a procurar as informações e levantamos a casa que ele morava em Umbaúba, uma casa mais simples e que nos levou a entender que, facilmente, ele é uma pessoa a mais nesse rol de laranjas ou não, que Valdevan utilizava. Elaboramos o mandado de busca e hoje cumprimos esse mandado”, revelou.

 

Na casa desse suposto laranja, que não estava no imóvel, foram encontrados documentos e um troféu de corrida de cavalo. “E também documentos de compra e venda de veículos, além de um notebook, escondido atrás de pedras, com toda a documentação do Haras 90, inclusive documentos de compra de cavalos. Animais, que de acordo com o mostruário do leilão, avaliados em R$ 1,8 milhão, R$ 250 mil”, informou.

 

Conforme o delegado, novos nomes também surgiram durante essa nova etapa da operação. “Novos nomes apareceram e serão avaliados com toda a cautela. O material encontrado hoje é de uma riqueza enorme para a investigação. Apreendemos três celulares e um notebook. O que indica que ele é laranja é que ele não há comprovação da renda, já que a casa vale em torno de R$ 2 milhões. E a esposa declarou que ganha R$ 3mil”, citou.

 

As investigações continuam em andamento e são titularizadas pela Polícia Civil de São Paulo. Toda operação em Sergipe recebeu suporte da Polícia Civil de Sergipe

GESTÃO NOVENTA: Trabalhadores foram alvo de graves ataques que promoveram perda de direitos.


Desde o início da gestão Noventa os trabalhadores foram alvo de graves ataques que promoveram precarização, perda de direitos, uma queda brutal da renda dos trabalhadores e o enfraquecimento do sindicato com os diretores envolvidos em escandaloso e milionário esquema de corrupção. Além de outras questões como a Reforma trabalhista e a defasagem da tabela de imposto de renda que afetam diretamente os trabalhadores em transporte coletivo.

Lembro-me das conquistas e das pessoas que realmente batalharam para conduzir uma categoria importante a um patamar de destaque com vitórias que um dia serviram de referência para o Brasil. O entra e sai de presidente indiciado por enriquecimento ilícito pela polícia civil do Estado de São Paulo, uma vergonha para os trabalhadores e em especial para o movimento Sindical do Brasil.

 A diretoria acreditando na impunidade das brechas das leis, e os DIRETORES OSTENTAÇÃO desfilam com seus cavalos de 2 MILHÕES de REAIS amplamente divulgado pela imprensa, uma Mercedes que custa quase um milhão de reais do presidente afastado por desvios de recursos financeiros apreendida pela polícia civil; nem vou mencionar os patrimônios dos outros picaretas que estão na lista da COAF por receber PROPINA ;e dos casarões e apartamentos de valores de mais de 3 MILHÕES de REAIS.   

É revoltante como a ganância de alguns que usurpam, vendem direitos duramente conquistados para encherem seus bolsos, e descaradamente viverem suas vidas sem se importarem com a consequência de seus atos ilícitos.

FORA TODOS OS DIRETORES CORRUPTOS DO SINDMOTORISTAS DE SÃO PAULO.

Piratas do Caribe: A Day at the Sea (Um dia no Mar) Jack Sparrow.

Após vencer o processo contra sua ex-esposa Amber Heard por injúria, o ator Johnny Depp, de 59 anos, pode retornar para o elenco do filme Piratas do Caribe, voltando ao clássico personagem Capitão Jack Sparrow.

Segundo o jornal The Sun, o ator fará o teste de filmagens em fevereiro no Reino Unido. Uma fonte próxima da produção teria dito ao site que o título provisório do novo longa seria A Day at the Sea (Um dia no Mar).

 

“Johnny deve retornar como Capitão Jack Sparrow e está programado para começar a filmar no início de fevereiro em um local secreto no Reino Unido."

 

O ator fez a sua estreia como Jack Sparrow em ‘Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra’ em 2003. Os primeiros cinco filmes arrecadaram mais de R$ 22 bilhões em todo o mudo. Somente o ator ganhou ao menos R$ 1,2 bilhão.