![]() |
| click na imagem |
Não Sou o Dono do Mundo, Mas Sou o Filho do Dono.
![]() |
| click na imagem |
![]() |
Zanone Fraissat/Folhapress |
![]() |
| Foto: Isadora Brant – Folha Press. |
Mesa 1 (das 10 às 12h) – Crise mundial e desenvolvimento brasileiro![]() |
| Foto - Rodrigo Martins |
“Olha, eu vou te dizer uma coisa com sinceridade, e o que eu vou dizer agora eu dizia quando era presidente da República. Primeiro, eu acho que só existe um jeito de as pessoas não serem presas neste país: as pessoas andarem na linha. Ao mesmo tempo, não é aceitável que uma pessoa que tenha endereço fixo, que tenha RG, que tenha CIC, essa pessoa seja presa como se fosse um bandido qualquer e algemado como se estivesse participando de uma exposição pública. Eu acho que é preciso que as pessoas tenham responsabilidade porque, na medida em que você coloca a cara de uma pessoa em um jornal, sendo presa e algemada, e no dia seguinte prova que ela é inocente, é preciso que tenha alguém que tenha a coragem de vir a público pedir desculpa, porque nós estamos cansados de ver injustiça acontecer neste país. Eu acho que nunca houve na história do Brasil um presidente que trabalhasse mais na fiscalização. É só você entrar no site da Controladoria-Geral da União para você saber o que é feito todo dia em fiscalização, quanta gente já foi presa da área do setor público. Agora, é preciso que a gente não exponha inocentes. Eu acho que pessoas que tenham direitos cívicos não deviam ser tratadas como se fosse um…”
O presidente Lula vivenciou em seu caminho dificuldades semelhantes às de grande parte da população brasileira, trazendo para sua vida política a sensibilidade e identidade com as populações em situação de vulnerabilidade social. Nascido em uma região pobre, com muitas carências materiais, aos 7 anos migrou, junto com a família, para o estado de São Paulo, cidade de Guarujá, onde existiam maiores possibilidades de emprego. Começando a trabalhar ainda cedo para contribuir com a renda da família, o jovem Luiz Inácio manteve atividades de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy; posteriormente, entrou para a área metalúrgica na Fábrica de Parafusos Marte. Já formado torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), trabalhou nas Indústrias Villares, no ABC paulista, onde começou a participar do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Após ocupar diferentes cargos na instituição, elegeu-se presidente em 1975, sendo reeleito em 1978, e passou a representar 100 mil trabalhadores. Os sindicatos dos trabalhadores da região do ABC participaram ativamente, por meio de movimentos grevistas, das contestações ao regime militar brasileiro e da luta por mais direitos e melhores salários para os trabalhadores no final dos anos 1970, quando Lula já era o principal líder sindical. Em 10 de fevereiro de 1980, Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, que representava a união de centenas de milhares de pessoas ligadas aos movimentos sindicais, comunidades eclesiais de base da igreja católica, grupos de esquerda e intelectuais. Em 1984, Lula participou, como uma das principais lideranças, da campanha das “diretas-já” para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte.
No dia 5 de agosto foi realizado o “Seminário Estadual sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus Impactos”. Organizado pelo Sindicato dos Químicos de São Paulo e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente da CUT-SP, a atividade durou toda a sexta-feira e contou com a presença de mais de 300 pessoas. A iniciativa teve dois objetivos bem específicos e que foram atingidos plenamente. O primeiro objetivo era ampliar os interlocutores que podem fazer a discussão sobre uma política ambiental que preveja a reutilização dos resíduos sólidos. O segundo era aprimorar a política já existente com novas propostas e uma participação ainda mais efetiva. A presença de mais de 300 pessoas, a maioria líderes do movimento sindical e ligados à questão do meio ambiente, assegura que o Seminário tem tudo para ter bons desdobramentos. Os dirigentes do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Hélio Rodrigues de Andrade e Lourival Batista Pereira, compuseram as mesas e falaram da importância da atividade. Eles lembraram o embate que o Sindicato trava por conta das sacolinhas plásticas e como o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo tratam o tema do meio ambiente de forma tendenciosa. Não há uma discussão madura ou democrática por parte dos governantes. A proibição pura e simples não resolve os problemas, mas sim agravam. O secretário do Meio Ambiente da CUT SP, Aparecido Bispo, falou sobre a importância da Central construir políticas públicas para os trabalhadores. A CUT tem uma postura ideológica bem definida e, por isso, trata dos temas com uma interlocução que deixa clara a defesa dos trabalhadores. A defesa do meio ambiente é uma defesa da vida que muitas vezes é confronto objetivo contra o lucro.
Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção? “Se você também pensa assim, copie e cole; vamos fazer um flood contra a corrupção!! ô-Ô/![]() |
| Rodrigo Capote - 10.mai.2011 |
Ser mãe não é apenas carregar no ventre, por alguns meses, um óvulo fecundado! Não é somente passar pela dor cruciante de trazer um filho ao mundo! Ser mãe não é simplesmente dar o alimento, vestir e cuidar do físico e dos estudos! Não é embonecar uma criança, fazendo dela um enfeite, um “bibelô”! Ser mãe é muito mais do que isso! Ser mãe é dividir o que se tem, sempre priorizando os filhos; Ser mãe é cuidar, amar, amar e amar! Ser mãe é depender da graça de Deus dia após dia, hora após hora, minuto após minuto; é estar na dependência total do Deus Maravilhoso que não falta nunca, que sempre nos protege e nos ampara; Mãe é se sentir abençoado por ter recebido do Senhor o privilégio de tomar conta de um pequeno ser; Ver o seu amor imperfeito comparado ao perfeito amor do grande Deus. Ser mãe é envelhecer sorrindo; Mesmo na solidão do ninho que ficou vazio; Porque sabe que cumpriu a sua parte; E o que faltou, o Pai celeste completará; Pois dele vem a promessa: “Não temas, pois Eu estou contigo em todo momento”. Ser mãe é ser feliz somente por ser mãe!![]() |
| Segundo testemunhas, o vereador Leozildo Barros (PT) disparou contra o colega |
![]() |
| Baleado, o vereador Rodrigo Federzoni (PV) morreu no hospital |
O Jornal Olhares é uma publicação customizada com distribuição 100% gratuita. Produzido por Editora Renovação. Cnpj 23.462.957/0001-55
Direção Geral: Marcos Antonio Coutinho. Email: macsantonio@bol..com.br
Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Marcos Antonio. Redação: Colaboradores: Carlos Alberto Silva Oliveira, Aurora O Diaz, Ney Guimarães.
Design Gráfico: Ewerton Lima. Publicidade e Negociação: Jacqueline Darling.. Jurídico: Jacqueline Coutinho e César Alberto Granieri.
Fale Conosco: e-mail renovação@gmail.com.br .Registro do Jornal: Registrado sob n° 35-8-1664127-6 Regulamantação: Lei n° 14.517 artigo 26, parágrafo 2°, que se enquadram na Lei federal n° 5.250 de 09 de Fevereiro de 1967 Tiragem: 20.000 exemplares. Não jogue este jornal em vias públicas.