O pau que dá em chico dá em Francisco...

PROTESTO CONTRA AUMENTO DA TARIFA E CORTES NOS ÔNIBUS EM SÃO PAULO! R$ 4.30 NÃO!!!


Protesto contra o reajuste no valor da tarifa do transporte público em São Paulo. O terceiro ato desde que as passagens de ônibus, trens e metrô subiram para R$ 4,30.

Ocorreu na Praça da Sé, marco zero da capital paulista, na tarde de terça-feira 22 de janeiro de 2019. Cercados e acompanhados por milhares de PM brutalmente armados e com um forte esquema de repressão! Os manifestantes reclamam que o aumento, de 7,5%, corresponde ao dobro da inflação de 2018 – que ficou em 3,75%, de acordo com Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE – o que restringe o acesso à cidade pela população periférica, que também sofre com o desemprego.

O modelo de licitação prevê a extinção de 211 linhas de ônibus, enquanto 179 terão seus trajetos encurtados. Outras 89 vão funcionar apenas em horário de pico. Há ainda mais dez linhas que, além de encurtadas, funcionarão apenas nos períodos de maior movimento. Apenas em novembro e dezembro do ano passado, 303 ônibus foram retirados de circulação.
CSP-Conlutas/MPL/Psol/ PSTU/PCB/ instituto-renovacao-sindical.com  

O bônus por produtividade prevista na licitação, além da remuneração básica – chamada Taxa Interna de Retorno – de 9,85%. “significa que quanto mais lotado o ônibus, maior a bonificação e, portanto, o lucro que os empresários vão receber", a bonificação, somada aos cortes de 2000 ônibus e redução das linhas, devem acarretar na piora na superlotação dos coletivos, além de cortes de postos de trabalho.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio     www.instituto-renovacao-sindical.com

0 comentários:

Postar um comentário