O pau que dá em chico dá em Francisco...

metas do governo para 2010

A reunião durou cerca de 2 horas e marca a volta do presidente ao trabalho após 10 dias de férias





Na primeira reunião de coordenação política do ano realizada nesta segunda-feira, 11, os ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiram as metas e os projetos do governo federal para 2010. A reunião durou cerca de 2 horas e marca a volta do presidente ao trabalho após 10 dias de férias.

O desentendimento entre os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria Especial de Direito Humanos, Paulo Vannuchi, em torno do Programa Nacional de Direitos Humanos não foi tratado na reunião, de acordo com fontes do governo. O tema será discutido entre o presidente Lula e os dois ministros possivelmente ainda esta semana.
O Programa Nacional de Direitos Humanos vem provocando controvérsias dentro do governo e também em setores da sociedade e opondo os militares ao ministro Paulo Vannuchi. As Forças Armadas consideram que o programa abre a possibilidade de punição a ex-torturadores e querem mudanças no texto. O ministro Vannuchi, por sua vez, é contrário a alterações.
As divergências teriam provocado a ameaça de renúncia coletiva do ministro da Defesa e dos comandantes militares. Mais recentemente, o ministro Vannuchi disse que entregaria o cargo caso o programa fosse alterado.

Os ministros da Justiça, Tarso Genro, da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, que integram a equipe de coordenação política, não participaram da reunião por estarem de férias. Estavam presentes o vice-presidente, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, e da secretaria-geral da Presidência, Luiz Dulci.

Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário