O pau que dá em chico dá em Francisco...

Governo quer criar órgão para coordenar

Proposta está pronta para ser encaminhada para Assembleia, diz secretário da área

O secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, afirmou que o estudo para a criação de uma “autoridade metropolitana de transportes”, um órgão que deve coordenar o setor de forma integrada na capital paulista e nas cidades vizinhas, já está pronto para ser analisado pelo governador Alberto Goldman (PSDB) e depois enviado para a Assembleia Legislativa. A informação foi dada durante a inauguração das duas primeiras estações da linha 4 – Amarela do Metrô na última terça-feira (25).
Segundo Portella, a proposta prevê o estabelecimento de um consórcio entre os municípios da região. Para isso, porém, é preciso que todas as cidades concordem em delegar ao novo órgão a autoridade de planejar o setor de transportes.
Apesar de o secretário afirmar que projeto está pronto, o governador disse apenas que o assunto ainda está em análise. O modelo de gestão já foi implantado em Madri, Londres e Nova York.
Segundo dados da Secretaria de Planejamento do Estado, a região metropolitana de São Paulo é formada pela capital e outros 38 municípios. Detalhes sobre o projeto não foram divulgados. A ideia é fazer um órgão autônomo, nos moldes da Sabesp - empresa que cuida do fornecimento de água na Grande São Paulo.
Após análise do governador, o projeto ainda precisa ser encaminhado à Assembleia Legislativa para discussão e aprovação. Hoje o Estado é responsável pelas linhas de metrô e pelos trens de superfície.
R7,NOTÍCIAS. publicado em 26/05/2010 às 16h58:

Marcos Antonio (Jornalista On-line) E-mail : macg.psb@bol.com.br
Fone (11) 6241-0321

0 comentários:

Postar um comentário