O pau que dá em chico dá em Francisco...

Disputas políticas rondam o 'sindicato do crime' em SP

Cinco diretores e sete funcionários do Sindicato dos Motoristas foram mortos nos últimos 18 anos. Para a polícia e o Ministério Público, os assassinatos teriam sido motivados pela disputa de poder. Já, para a diretoria da entidade, são apenas fatos isolados

Cristina Christiano    Diário de S. Paulo 04/11/2010

Há 18 anos, o fantasma da violência ronda o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Ramo de Transportes Urbanos, Rodoviários e Anexos de São Paulo. Desde 1992, cinco diretores e sete funcionários já foram assassinados. A maioria dos crimes continua sem solução, embora as suspeitas da polícia e do Ministério Público recaiam sobre a diretoria. Uma disputa velada pelo poder, principalmente envolvendo grupos políticos, estaria por trás dos últimos acontecimentos.
"É fácil acusar. Mas até hoje nunca ninguém provou nada contra o sindicato. Nós somos os principais interessados no esclarecimento dos crimes", afirma Nailton Francisco de Souza, diretor de comunicação social da entidade.

A polícia reabriu as investigações sobre os crimes na semana passada, após o assassinato de mais um sindicalista: Sergio Augusto Ramos, o Serjão, morto a tiros na porta da garagem da Vip Guarapiranga, na Zona Sul, onde trabalhava. Em março, a vítima tinha ido ao Ministério Público denunciar que o presidente do sindicato, Isao Hosoji, o Jorginho, estaria desviando dinheiro da entidade. Serjão também deixou um vídeo, no qual responsabiliza Jorginho por algo que viesse acontecer a ele ou à sua família.

LADOS OPOSTOS / Segundo o diretor de comunicação do sindicato, Serjão atuava na mesma garagem que o atual presidente e perdeu a eleição em 2003, ao disputar em chapa adversária. Em 2008, passou para o lado de Jorginho, que tomou posse em 15 de novembro de 2008. Durante todo o ano de 2009, o então diretor do sindicato trabalhou normalmente. Porém, durante uma assembleia para aprovação da pauta da campanha salarial de 2010, ele ofendeu o presidente.

"Ele se levantou e gritou: ?presidente, você vai roubar nosso plano de participação nos lucros?", conta Nailton.

Por ter ferido o estatuto do sindicato, Serjão foi punido com 70 dias de suspensão. Nesse meio tempo, segundo Nailton, ele procurou o Ministério Público para denunciar o presidente. "A intenção dele era atingir apenas o Jorginho. Mas, como acabou afetando toda a diretoria, apareceu com uma gravação contra o presidente para justificar", afirma.

Segundo Nailton, ao retornar ao sindicato, após cumprir o período de suspensão, Serjão estava muito violento e chegou a agredir a soco um colega na garagem onde trabalhava.

"O Sindicato dos Motoristas é um dos maiores da América Latina no setor de transportes urbanos, com 27 mil associados. Ele dá visibilidade a quem está na diretoria e, por isso, é grande a disputa política", afirma José Valdevan de Jesys Santos, o Noventa, há 17 anos motorista da Viação Campo Belo e vereador em Taboão da Serra.

Em 2003, na gestão da então prefeita Marta Suplicy, 17 integrantes da diretoria do sindicato foram presos pela Polícia Federal, acusados de ganhar dinheiro de empresários do setor de ônibus para fazer grave e impedir que várias garagens fossem fechadas. "Nossa briga, na época, era só para garantir o direito dos trabalhadores. Mas como foram dizer que até a prefeita estava recebendo ameaças, a direção foi presa. Mas nada se provou com ela e aí tiveram que soltar todos", conta. O grupo nunca chegou a pedir indenização por danos morais.

entrevista

Érica Ramos,_ filha da vítima
?Não fizeram nada para vida do meu pai ser preservada ?
DIÁRIO_ Seu pai estava com medo de ser morto?
ER_ Estava muito assustado, tanto que deixou uma gravação acusando o presidente do sindicato por algo que poderia acontecer a ele ou à família.
Quando começaram as ameaças de morte?
Logo depois que meu pai foi ao Ministério Público denunciar que o presidente do sindicato, Isao Hosoji, estaria desviando uma parte do dinheiro repassado para o plano de saúde e também o das cestas básicas.
Ele chegou a denunciar as ameaças à polícia?

Foram feitos dois boletins de ocorrência no 47 Distrito. Porém, o que deixa a família mais revoltada é que não fizeram nada para preservar a vida do meu pai. Se o tivessem colocado no programa de proteção a testemunhas ele estaria vivo.

O presidente do sindicato diz que seu pai andava muito nervoso e até bateu em colega?

As pessoas arrumavam provocação de propósito, só para o meu pai perder o equilíbrio.

Sindicalista morto atuava como agiota na garagem

As investigações sobre o assassinato do sindicalista Sergio Augusto Ramos estão centralizadas no 100 Distrito (Jardim Herculano). Segundo testemunhas, a vítima teria feito muitos inimigos na garagem onde atuava por exercer a função paralela de agiota.

"O Serjão ameaçava transferir colegas que não fizessem empréstimos com ele, ou então mudar de turno. Por causa disso, arrumou várias brigas", conta o vereador Noventa.

A família da vítima contesta as acusações. "Ele sempre foi uma pessoa leal, amiga de todos. Mas ultimamente andava muito preocupado. Contudo evitava falar de seus problemas dentro de casa com medo de que acontecesse alguma coisa com um de nós", conta a filha Érica Ramos.

A mulher da Serjão, Maria Cândida de Oliveira, confirma que o marido vinha recebendo muitas ameaças. "O Valério (sindicalista morto antes de Serjão) também havia denunciado irregularidades e teve o mesmo fim do meu marido. Mas aí inventaram uma história de briga de família para esconder os verdadeiros motivos."

"Por que essa gravação feita pelo Serjão só apareceu agora. Alguém que tinha esse vídeo em mãos, sabia das supostas ameaças e não fez nada para preservar a vida dele. Isso é muito estranho", diz Noventa.

O Ministério Público já pediu a quebra de sigilo fiscal e telefônico de integrantes da diretoria do sindicato para tentar confrontar as acusações feitas em março pelo sindicalista. Serjão havia dito que o padrão de vida dos colegas não era condizente com o salário que recebiam.

Doze assassinatos entre 1992 e 2010

Josemir Gonçalves, o Bruce Lee, em 1992 Cobrador, integrante da chapa de oposição Voz dos Trabalhadores. Crime continua sem solução.
José Francisco Nunes, o Jotinha, em 1993 diretor do sindicato na gestão de Edivaldo Santiago. Morreu durante briga com um PM.
Dorvalino dos Santos, o Santista, em 1995 Diretor na gestão de José Alves do Couto. Foi morto por colega da Viação Bola Branca após briga.
José Leovegildo Filho, o Zé Pezão, em 2000 Diretor na gestão de Gregório de Souza Poço. Foi morto por um motoboy conhecido por Paulão
José Alves dos Santos, o Mala Velha, em 2000 Era cipeiro. Ele morreu um mês depois que Zé Pezão. O crime ainda não foi esclarecido.
Vicente de Paulo, o Que liga, em 2000 Era cipeiro e trabalhava junto com Mala Velha. Há suspeitas de que crimes tenham ligações.
Valdir Carapótico Rizzi, o Articulado, em 2001 Cipeiro, foi morto na gestão de Edivaldo Santiago. Suspeito era um ex-diretor do sindicato.
José L. Rodrigues, o Polegar, em 2002 Militante político e funcionário da Viação Gatusa. Ex-sindicalista chegou a ser acusado do crime.
José Roberto de Brito, Beto, em 2004 Era funcionário da Viação Sambaíba. Morte ocorreu após denunciar irregularidades.
Severino Nascimento, o Teotônio, em 2004 Morto na gestão do atual presidente Isao Hosogi (Jorginho). Caso não esclarecido.
Valério Moreira Filho, em 2005 Mandante é um delegado sindical que está foragido. Motivação teria sido uma briga de família.
Sergio Augusto Ramos, o Serjão, em 2010 Seis meses denunciou irregularidades e gravou vídeo acusando o atual presidente.
============================================================
Contabilizando / + + +

Em 11/01/2008, o assessor da diretoria e presidente da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Transportes, Renato de Oliveira. Morto na gestão do atual presidente Isao Hosogi (Jorginho). Caso não esclarecido.
Militante político e funcionário da Viação bola branca Era cipeiro José Severino o (Xuxa). Foi morto na gestão 2000/2003 de Edivaldo Santiago.
Assassinato do diretor de base da entidade, José Carlos da Silva (Irmão da Sambaíba), ocorrido por volta das 20h30 de sexta-feira (12/11/2010).

0 comentários:

Postar um comentário