O pau que dá em chico dá em Francisco...

Sindmotoristas prometem greve para segunda-feira (13/02) Greve de ônibus

São Paulo poderá parar segunda-feira (13/02) Greve de ônibus
Motoristas prometem greve para segunda
Trabalhadores se sentem prejudicados pela SPTrans, que aplica multas com base em código interno.  Os motoristas de ônibus da capital prometem entrar em greve a partir de segunda-feira, caso a Prefeitura não aceite discutir mudanças na forma de aplicação de multas da SPTrans contra os profissionais. O movimento é a continuação da mobilização iniciada na terça-feira passada, quando a categoria paralisou o trabalho por três horas durante a madrugada. Os trabalhadores se sentem prejudicados pela fiscalização da SPTrans. Segundo eles, a empresa municipal que gerencia o transporte público na cidade aplica multas com base no Resam (Regulamento de Sanções e Multas) da Prefeitura, mesmo quando a infração está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Pena /“Isso penaliza o motorista, porque as multas do Resam custam o dobro, às vezes o triplo. Não faz sentido, por exemplo, multar pelo Resam o motorista que passa o sinal vermelho. Claro que ele tem de ser multado, mas essa infração está prevista no Código de Trânsito”, disse Nailton Francisco de Souza, diretor de comunicação do Sindicato dos Motoristas da capital. Segundo ele, a punição neste caso é de R$ 194,54 pelo CTB. A SPTrans cobra R$ 720.
Souza afirmou que o sindicato tenta negociar com a SPTrans desde 2009. “Na assembleia de hoje (segunda), decidimos entrar em estado de greve. Mas, se não houver negociação, vamos parar à meia-noite do domingo”, disse. Segundo ele, cerca de 800 pessoas participaram da reunião na sede do sindicato nesta segunda-feira. Ele criticou a Prefeitura por obter na Justiça, na sexta-feira, uma liminar (decisão provisória) contra a greve. “Em vez de dialogar, o poder público se mostra arrogante e recorre ao Judiciário. Isso não vai nos intimidar”, afirmou.
SPTrans diz que pune desrespeito a regras
Até o fechamento da edição, a Prefeitura não havia se manifestado sobre a ameaça de greve. Na semana passada, a empresa informou que aplica multas contra as empresas por descumprimento de regras previstas no contrato de prestação de serviços. São as viações que repassam os valores das autuações aos motoristas. João Carlos Moreira : jcmoreira@diariosp.com.br  Click no link

0 comentários:

Postar um comentário