O pau que dá em chico dá em Francisco...

DEZ DIAS DE GREVE DO TRANSPORTE COLETIVO EM PORTO ALEGRE, 46 ÔNIBUS FORAM DEPREDADOS.


A greve dos rodoviários foi decidida em assembleia dia 23 de janeiro e começou no dia 27 de janeiro, com os trabalhadores colocando 30% da frota na rua. No dia seguinte, a Justiça determinou que 70% dos ônibus estivessem nas ruas nos horários de pico, o que levou o sindicato a descumprir a decisão e tirar todos os veículos de circulação.

As empresas ofereceram um reajuste de 7,5%, maior do que o proposto na semana passada (5,5%). A direção do sindicato pede aumento de 14% e decidiu levar a oferta para uma assembleia. No encontro do dia (4), que reuniu mais de mil trabalhadores pela manhã, a nova proposta das empresas foi rejeitada.

Os motoristas e cobradores também pedem redução da jornada de trabalho e alteração no modelo de desconto para o plano de saúde da categoria.
Na última quinta-feira, um acordo provisório foi firmado entre sindicalistas e empresas de ônibus para que parte dos veículos retornasse às ruas por 10 dias, mas os rodoviários decidiram continuar com a greve total. Diante disso, a prefeitura anunciou, no último sábado que, como medida emergencial, as vans escolares estão autorizadas a atender as áreas mais carentes de transporte público desde segunda-feira.

0 comentários:

Postar um comentário