O pau que dá em chico dá em Francisco...

Marta Suplicy Revolucionou o Transporte Público em São Paulo


TRANSPORTES
São Paulo viveu em quatro anos uma verdadeira revolução no Transporte Público, com o combate à clandestinidade, renovação de frota de ônibus, implantação do Sistema Interligado: reestruturação de linhas, novos terminais, Bilhete Único e os Passa Rápido - corredores exclusivos para circulação de coletivos do lado esquerdo, construídos de modo a requalificar o espaço urbano e diminuir o tempo das viagens.

Renovação da Frota
1997 a 2000: 1.378 veículos
2001 a 2004: 9.061 veículos (até 15/12/2004)
Frota em 2001: 10.543 ônibus
Frota em 2004: 15 mil  ônibus
Idade média da frota:
Sistema Estrutural: passou de 10 anos para 5,4 anos
Sistema Local: passou a ser de 2 anos e 11 meses
Combate à clandestinidade
2001: cancelada licitação de perueiros da gestão anterior
2003: Substituição total de vans por mini e microônibus
2004: 6.400 veículos em operação no sistema local (incluindo reserva técnica)

Bilhete Único
Usuário passou a utilizar quantos ônibus precisasse no período de 2 horas, pagando uma só passagem.
6,4 milhões de cartões eletrônicos distribuídos (até 17/12/2004)
Economia média á época de R$ 80 mensais (para quem usava 4 conduções diárias)
Tarifa mais econômica do País, pelo benefício da integração temporal
Integração em qualquer ponto de ônibus da cidade

Respeito ao cidadão
Bilhete Único Idoso - 546 mil cartões entregues
Acessibilidade  -  Foram entregues 9 novos terminais totalmente adaptados a pessoas portadoras de necessidades especiais, com pisos podotáteis, telefones para deficiente auditivo: Amaral Gurgel, Grajaú, Pirituba, Lapa, Guarapiranga, Jd. Britânia, Jd. Ângela, Parelheiros e Varginha. Os outros 14 terminais da cidade passaram por reformas e têm adaptações para pessoas com necessidades especiais

Ônibus adaptados
São Paulo passou a contar com 575 ônibus adaptados a portadores de necessidades especiais. Eram 280 veículos para plataforma alta em terminais - lado esquerdo do ônibus - e  outros 261 equipados com elevadores.
Foram comprados 34 veículos para receber passageiros em cadeiras de rodas nas calçadas (novo sistema).
Nos Passa-Rápido, com porta à esquerda, os passageiros com mobilidade reduzida tiveram mais facilidade para circular em 3.040 coletivos, visto ser menor a distância entre plataformas de embarque e degraus dos veículos
Atende - 5 mil pessoas com alto grau de dificuldade de locomoção beneficiadas por mês eram atendidas em serviço de transporte gratuito, em 268 veículos

Treinamento de prestadores de serviços
O sistema contava com 5,5 mil operadores de lotação e cerca de 38 mil motoristas. Todos participaram de curso de requalificação profissional, preparando-os para o atendimento do público em geral, de pessoas com mobilidade reduzida e portadores de necessidades especiais

10 terminais foram implantados entre 2001 e 2004.

Amaral Gurgel    2003
Jardim Ângela    2003
Lapa                    2003
Parelheiros         2003
Pirituba                2003
Grajaú                  2004
Guarapiranga      2004
Jardim Britânia    2004
São Miguel           2004
Varginha               2004
Três terminais tiveram obras iniciadas em 2004, para serem inaugurados em 2005: Cohab Teotônio,  Sacomã e Paulistão Centro.
Corredores de ônibus
Passa-rápido (faixa à esquerda)

O sistema interligado previa 27 eixos viários com faixa exclusiva à esquerda totalizando cerca de 325 km em vias selecionadas. Ao final de 2004, o sistema contava com 104 km de faixas reservadas para o transporte coletivo. Comparando, ao longo de 20 anos, foram implantados apenas 39 km. Foram, ainda, realizadas obras de reforma em 34 km destes 39 km que existiam.

Dos 27 eixos da cidade:
4 já existiam em 2001: Paes de Barros, Cachoeirinha, Itapecerica/João Dias e Santo Amaro/Nove de Julho – estes 3 últimos foram reformados entre 2001 e 2004.
05 foram implantados entre 2001 e 2004: Guarapiranga, Ibirapuera, Pirituba/Lapa/Centro, Rebouças e Rio Bonito. C/ Senado Popular

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