O pau que dá em chico dá em Francisco...

Financiamento da atividade sindical poderá ser votado em Julho: BRASÍLIA

Parecer sobre financiamento da atividade sindical poderá ser votado em Julho

A audiência pública realizada nesta terça-feira (21/6) na Câmara dos Deputados com membros da Comissão Especial sobre Financiamento da Atividade Sindical discutiu o relatório final do deputado Bebeto (PSB-BA), foi acompanhada pelo presidente Nacional da Nova Central, José Calixto Ramos e o secretário-geral Moacyr Roberto e o diretor de Comunicação Nailton Francisco de Souza (Nailton Porreta).

Segundo Nailton, o texto apresentado na última quarta-feira (15/6), propõe a criação de uma contribuição a ser paga pelo trabalhador (sindicalizado ou não): a contribuição negocial e amplia para todo trabalhador de uma determinada categoria a possibilidade de votar nas eleições de dirigente sindical. “Atualmente, a CLT restringe o direito de voto aos trabalhadores sindicalizados há, pelo menos, seis meses e com dois anos de exercício profissional”, observa.

Afirma que entre os encaminhamentos feitos foi possível constatar que na cópia do relatório final, as solicitações realizadas pela Nova Central em reunião no dia anterior (20/6), foram todas acolhidas e após o pedido de vista conjunta dos deputados Leonardo Monteiro, Max Filho, Orlando Silva e Zé Silva, foi adiada a votação final do relatório, ficando para os dias 5 e 6 de julho.

Até lá os representantes dos servidores públicos irão apresentar uma proposta para ajustar algumas questões da categoria, presente no art. 6º do Projeto de Lei em questão, ficando também pendente o Art. 529, da CLT, que trata da capacidade eleitoral ativa de qualquer integrante da categoria profissional ou econômica, independente de filiação ao sindicato.
Por/Nailton Souza   

Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio  

0 comentários:

Postar um comentário