O pau que dá em chico dá em Francisco...

O melhor lixo do mundo

Os brasileiros aderiram à reciclagem. E mais ainda do que se esperava. Há 14 anos, uma campanha publicitária espalhou a imagem das lixeiras coloridas, em grandes condomínios , à espera da passagem de caminhões destinados a carregar o lixo separado pelas donas de casa.

Hoje, o país avançou, de 81 municípios com sistema de coletiva seletivas, em 1994, para 405 em 2008-o que ainda é pouco, algo em torno de 7% das cidades brasileiras.

Os brasileiros já são lideres. Em alumínio, por exemplo,o Brasil reutiliza 94% do material descartado, na frente do Japão, antes o líder absoluto. Mas os japoneses ganham quando se trata de garrafas PET – 62% são destinadas à reciclagem, lá, contra 51 %, aqui.

Quem ganha, além do meio ambiente, são as cooperativas de catadores – muita gente já deixou de viver na rua em função desses programas.

Uma surpresa acontece na recuperação do vidro utilizado: os brasileiros vencem os norte-americanos – 46 % contra 40% - em sua reutilização. São números favoráveis, animadores, mas há muito que fazer
 
Marcos Antonio (Jornalista On-line)

0 comentários:

Postar um comentário