O pau que dá em chico dá em Francisco...

“Chapéu de Bico” A Dura Vida dos Cobradores e Motoristas

A Dura Vida dos Cobradores e Motoristas de ônibus do Estado de São Paulo


A vida dos Cobradores e Motoristas de Ônibus em São Paulo não é nada fácil. Conhecidos como “Chapéu de Bico”, estes profissionais não contam com o respeito dos seus patrões, que os exploram constantemente, obrigando-os a fazer longas horas de trabalho, no chamado “carro-direto.” Geralmente no carro-direto, os funcionários costumam trabalhar mais de 18 horas por dia, pois fazem dois períodos de trabalho. Como estas horas excedentes não são lançadas na sua ficha de trabalho e os funcionários recebem por fora, no chamado caixa dois, conhecido entre eles como “fominha”, fica cada vez mais difícil provar na justiça o trabalho escravo ao qual são submetidos. É claro que muitos funcionários precisam e por isso se submetem, mas esta atitude vem causando grandes problemas na cidade de São Paulo, prova disso são os diversos acidentes com ônibus acontecidos nos últimos tempos.

Além deste trabalho ilegal, cobradores e motoristas vivem numa situação precária de higiene e exposição a diversas situações que põem suas vidas em riscos: os pontos finais de ônibus não possuem banheiros e eles são obrigados a usarem sanitários sujos nos bares, quando existem. Cobradores e cobradoras usam os mesmos banheiros e muitas vezes nas viagens longas, que geralmente em tempos de congestionamentos chegam a durar mais de três horas, são pressionados por alguns fiscais da empresa a não abandonar o veículo para irem ao banheiro.

Os pontos finais de ônibus muitas vezes não possuem locais adequados para os funcionários se alimentarem e os poucos lugares que têm, muitas vezes não recebem o vale refeição dado pela empresa, razão pela qual, dentre outras, faz com que os motoristas vendam o seu vale refeição para a própria empresa, que compra descontando 15% do valor real do vale.

O assalto é outra questão assustadora, que não mudou com a chegada do bilhete único, pois os assaltantes não acreditam que o cobrador não tenha dinheiro e os agridem. Os cobradores ficam constantemente na mira de revólveres, facas, navalhas e outras espécies de torturas psicológicas e ainda são obrigados pela empresa a trazer duas testemunhas para comprovar o assalto, o que poucas vezes acontece, pois os passageiros ficam com receio de se envolver com a polícia. Embora tenham seguros, as empresas muitas vezes cobram dos funcionários o valor roubado. Muitas vezes também, de acordo com o valor roubado, estas empresas não permitem que o funcionário abra um boletim de ocorrência para não perderem a partida e os cobradores acabam cedendo com medo de represálias por parte de seus superiores. Com problemas psicológicos advindo das humilhações sofridas na empresa, estes funcionários têm dificuldade de ir ao psicólogo, pois o convênio médico demora até dois meses para atendê-los e quando conseguem passar na especialidade médica, recusa-se a pedir afastamento, pois sabe que vai passar meses sem receber do INSS e não conseguirão manter suas famílias nem comprar os próprios remédios.

Os cobradores e motoristas que tentam ir contra a vontade dos patrões, ou entram na justiça, são perseguidos, transferidos para outras empresas mais longe de suas residências, são jogados nos últimos horários da empresa, dormindo na rua sem condução para chegar a casa.

Além de todas estas atrocidades, a empresa muda de razão social constantemente, obriga os funcionários a fazerem acordo, não deposita FGTS, mandam o cobrador fazer trabalho de fiscais e não os remuneram de acordo com o cargo exercido. Muitas vezes obriga os cobradores a vestirem coletes laranja e ficarem nos pontos nas ruas de São Paulo, fiscalizando, fazendo uma função que não é dele e não sendo remunerado por isso. E por falar em colete, os cobradores também são obrigados a usarem os uniformes com logotipos de outras empresas na manga da camisa. É mais uma forma da empresa economizar com propagandas. E não pára por aí. Os carros saem sujos da garagem, os cobradores são obrigados a varrê-los quando chegam ao ponto final, que muitas vezes não tem vassoura, pás, lixeiras, produtos de higiene, obrigando o funcionário a catar o lixo com a própria mão e expondo-os a ter contato com todo tipo de micróbios.

Com tudo isso, o trabalho do cobrador não é considerado insalubre. Pesquisas recentes informaram que a poluição está causando grandes doenças como infertilidade nos homens e os cobradores engolem fumaça em 18 horas de trabalho, sem falar nos micróbios constantes no dinheiro que passam de mão em mão! Mesmo assim, os cobradores e motoristas são profissionais que passam despercebidos aos olhos dos órgãos de defesa do trabalhador, mas todos os transtornos psicológicos são vistos pelos passageiros, que esperam horas nos pontos e encontram motoristas e cobradores sempre estressados, dormindo na catraca, pelas longas horas, que são forçados a fazerem e as torturas psicológicas sofridas dentro e fora das empresas.

macg.psb@bol.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Não é sofrimento nenhum ser chapeu de bico , simplesmente é uma questão de se fazer o que gosta, Eu mesmo ja cheguei fazer carro direto da 5:00 A 00:30 foi muito bom

Anônimo disse...

voce nao passa de um puxa saco isso sim...ou voce acha que ficara rico...ou provavelmente voce nao tem familia...so acho!!!

Anônimo disse...

kkk engraçado este tipo de coisa ser declarada, é preciso gostar da profissão para estar nela, ninguém põe uma arma na cabeça deles e diz: façam fominha, eles assinam e aceitam fazer a "fominha" por livre e espontânea vontade muitos deles chegam a pedir para fazer, então como disse anteriormente, ás vezes não é tanto pelo dinheiro mas pelo gostar de levar pessoas, fazer viagens e tudo mais, é estressante pelo caos da cidade, pela falta de educação das pessoas, mas muitas vezes é gratificante, fora que eles ajudam o meio ambiente com menos carros na rua, bom esta é minha opinião, acredito sim que muito se deve melhorar como a implantação de ginástica laboral 3x por semana nos pontos finais. Aqui fica os meus parabéns para vocês Motoristas e cobradores que amam a profissão!

Anônimo disse...

boa noite sou chapéu de bico desde 8.8.1988 sou conhecido por leite ninho muleque assim vai tenho maior orgulho do meu passado na c.m.t.c. tudo que eu sei de ônibus foi la com o poça dgua estrutor de treinamento o eudes seu santos pense num negro azul mas com uma qualidade impar não olhava tamanho idade e sim a capacidade do candidato a vaga de motorista sou muito grato a eles todos .fiquei na c.m.t.c. ate o final dela ai fui para a v.c.t. como inspetor de trafego por 2 anos ai fui para o eletrobus ,fiquei la por mais 6 anos e outras mais hoje tenho vergonha de falar há onde trabalho ,era nova aliança novo horizonte Itaquera brasil hoje express a pior empresa que passei não pelos carros sim pela administração estou afastado desde a transição do nome da Itaquera brasil para express e hoje não me reconhecem como funcionário mas como eu tenho o crachá novo da empresa ...mas faz parte do jogo deles ... um abraço a todos operadores do sistema nos somos profissionais os outros são motorista ...

RECBLOG disse...

O leite ninho tudo bem e o serjao lá da CMTC santa ruta e Vct aposentei nela e hoje to na lotação de Suzano abracos

Anônimo disse...

Também trabalhei na CMTC, fiquei lá por 14 anos e me demitiram quando a firma ia acabar, saí de lá em 1991, também tinha processo trabalhista contra a empresa. Entrei como escriturário e saí como recebedor de féria, recebi todos meus direitos, nada tenho a reclamar. O Maluf foi quem acabou com a empresa, alegando que era cabide de empregos, na época era prefeito de São Paulo. Condordo que a vida de chapeu de bico, cobrador e motorista, é realmente muito sofrida, na CMTC cobrador era colocado para trabalhar tanto na recebedoria (tesouraria) como fiscal de linha, sem nada receber a mais. Depois de alguns anos regularizavam a situação do funcionário. Meu apelido na época era Caixa Dagua...Abraços a todos que foram chapéu de bico...

Anônimo disse...

Mauá,02 de junho de 2017.
Queridos(as) Amigos(as):
È com muito orgulho sou Cobrador-de Ônibus,sou Def.Fisico(Leve/Moderado),só não podemos deixar acabar com esta ilustre profissão,que,consequentemente,acarretaria no fim dos fiscais,com a chegada dos GPS.O cobrador,este é um psicologo para os passageiros e até para os motoristas,que está sempre atento a tudo e todos(com excessão daqueles que dormem,é ridiculo). Ergamos nossa bandeira Chapéu-de-Bico é sempre Chapéu-de-Bico...

Unknown disse...

Um grande descaso com a categoria, prefeitura só se importa com as empresas, nunca com os funcionários delas, não falta humilhação e prepotência de alguns encarregados, nunca fiz e jamais faria carro direto, nem vou de cobrador,cada um na sua função,o salário é muito pouco para ficar bajulando chefe

Unknown disse...

Um grande descaso com a categoria, prefeitura só se importa com as empresas, nunca com os funcionários delas, não falta humilhação e prepotência de alguns encarregados, nunca fiz e jamais faria carro direto, nem vou de cobrador,cada um na sua função,o salário é muito pouco para ficar bajulando chefe

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