O pau que dá em chico dá em Francisco...

Relaxar os pés traz alívio para o corpo todo



O escalda-pés é um santo remédio para recuperar as energias e combater o cansaço.

A técnica é simples: basta mergulhar os pés em uma bacia com água quente para relaxar os músculos de forma tão eficaz quanto um calmante. Isso graças ao calor da água, que dilata os vasos sanguíneos, ativa a circulação, esquenta todo o corpo e dá uma agradável sensação de bem-estar. Escolha sua receita e permita-se aproveitar esse pequeno deleite.

Para relaxar os pés cansados
“Em uma bacia com água morna, ponha cinco gotas de óleo essencial de lavanda e duas de alecrim. Mergulhe os pés por 15 minutos e, em seguida, enxágüe-os com água fria”, ensina a terapeuta holística Elisabeth Cavalcante.

Para sumir com a dor de cabeça
Durante 15 minutos, deixe os pés em imersão o mais quente que suportar. Ao mesmo tempo, embeba uma toalha em água gelada, torça-a e coloque-a sobre a testa, a nuca ou onde estiver a dor.

Para aumentar o pique e a energia
Acrescente 15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta numa bacia com dois litros de água quente. Deixe seus pés de molho por cerca de 20 minutos. Mas atenção: por ser estimulante, esse escalda-pés não deve ser feito antes de dormir.

Para acabar com a micose
Despeje meio litro de água fervente sobre flores secas de calêndula. Coe, despeje numa bacia e ponha 60 ml de vinagre de maçã. Faça todos os dias por 20 minutos.

Para diminuir a transpiração
Ponha três gotas de óleo essencial de cipreste numa bacia com meio litro de água morna. Deixe os pés de molho por 20 minutos.

Para aliviar o inchaço nas pernas
Dilua na água duas tampinhas de álcool e duas de sal grosso. Deixe os pés de molho por 20 minutos e enxágüe bem.

Para evitar varizes
Encha dois baldes — um com água fria, outro com água quente. Mergulhe os pés primeiro na água fria, por um minuto, depois na quente, por cinco minutos. Repita o processo durante 15 minutos, terminando na água fria.

Para um escalda-pés ainda mais gostoso
Faça antes de dormir
Ponha uma música bem relaxante
Coloque pedrinhas ou bolinhas de gude na bacia e pressione-as contra os pés.
Você que enfrenta uma jornada de trabalho com transporte coletivo urbano e rodoviario deve aproveitar desses deleites.

Marcos Antonio (Jornalista On-line) E-mail: macg.psb@bol.com.br


0 comentários:

Postar um comentário