O pau que dá em chico dá em Francisco...

Nailton disse que os cobradores ficam ociosos nos ônibus. FIM dos cobradores

Com o argumento de que hoje só 8% dos usuários de ônibus de São Paulo pagam as passagens com dinheiro, o Sindicato de Motoristas e Cobradores (Sidmotoristas) fechou acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo para acabar com a função de cobrador.
Por dia, a frota de 8,3 mil ônibus - que não inclui vans e micro-ônibus - transporta 5,5 milhões de pessoas. São 15 mil motoristas e 15 mil cobradores. Em entrevista ao G1, o diretor Nailton disse que os cobradores ficam ociosos nos ônibus. "Muitos reclamam também dos passageiros, que passam seus bilhetes e nem olham para os cobradores, não dão nem bom dia", disse nailto. "Por isso, já que a proposta é de requalificação profissional e de reaproveitamento dos cobradores, Nailton disse nós achamos interessantes aceitar este desafio".  Uma das promessas dos diretores do sindicato que representa as 32 empresas que operam o serviço na capital paulista é de que não haverá demissões. Os cobradores serão realocados em outras funções, como mecânicos, fiscais, manobristas em pátios e até motoristas. Além “disso, o motorista terá a incumbência de cobrar a passagem. segundo o acordo, todo motorista que for trabalhar sem o cobrador receberá adicional de R$ 250 no salário.”
Lei
Segundo a lei municipal 13.207 de 2001, são obrigatórios que todos os coletivos tenham um funcionário além do motorista para orientar e auxiliar os usuários, ajudar o motorista nas atividades, evitar o não pagamento das passagens e fazer a cobrança quando necessário. A assessoria de imprensa da Câmara Municipal informa que não há nenhum projeto de lei que altere a legislação em vigor.
Questionada sobre o possível não cumprimento da legislação, a Spurbanuss diz que a mudança não vai ferir a lei. "Não existe exigência de que o ônibus tenha um motorista e um cobrador, e sim um segundo tripulante", afirma, em nota. O sindicato patronal diz ainda o que "existe é um movimento que prevê o esvaziamento da função relativa à cobrança embarcada".

0 comentários:

Postar um comentário