O pau que dá em chico dá em Francisco...

Ativistas da Femen, protestam no teto de carro da polícia

Ativistas da Femen, organização de defesa dos direitos da mulher na Ucrânia, protestam no teto de carro da polícia para transporte de presos, próximo à corte de Pecherskiy, em Kiev. Segundo as manifestantes, há vários criminosos no país que poderiam ser levados à justiça, enquanto as autoridades ucranianas se concentram apenas no caso da ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko, que está sendo julgada por suposto abuso de poder por assinar com o então presidente da Rússia, Vladimir Putin, contratos de importação de gás russo a um preço considerado desvantajoso para a Ucrânia. Mais Gleb Garanich/ Reuters

A dupla subiu no teto da van policial estacionada perto do tribunal, no centro da cidade de Kiev, tirando suas blusas e zombando da polícia e dos políticos que, elas diziam, pertenciam dentro do veículo, usado pela polícia para manter presos. "Esse veículo é reservado para bandidos... a saída está aberta", gritavam elas de cima do veículo, antes que a polícia finalmente subisse e conseguisse tirar as ativistas. O protesto trouxe um pouco de alívio à tensão gerada pelo julgamento de Timoshenko. Ela é acusada de abuso de poder por um acordo de gás natural assinado com a Rússia em 2009, quando ela era primeira-ministra. A liderança do presidente Viktor Yanukovich diz que o acordo sobrecarregou a Ucrânia com preços altos demais para suas importações de gás natural. O Femen realiza protestos frequentes pelos direitos das mulheres e aborda diversas causas desde campanhas contra o turismo sexual na Ucrânia ao tratamento de mulheres em partes do Oriente Médio. O grupo assume uma posição contrária à situação na Ucrânia e tem sido crítico do histórico político de Timoshenko, assim como de Yanukovich, cujos comentários indelicados sobre mulheres serviram de pretexto para protestos. Ao explicar a ação de Inna Schevchenko, de 21 anos, e Oksana Sachko, de 23, na terça-feira, o Femen disse que era contra "as brigas sujas internas entre duas gangues criminosas que estão sendo divulgadas ao povo como uma luta entre o bem e o mal". A ativista do Femen Alexandra Shevchenko, que não participou do protesto, disse que tinha como objetivo lembrar o Partido das Regiões de Yanukovich que "quando eles colocam a oposição na prisão, as vans prisionais também estão reservadas para eles".
Segundo um porta-voz da polícia de Kiev, as duas jovens foram detidas por causar "desordem pública", e receberão uma advertência ou serão multadas.

0 comentários:

Postar um comentário