O pau que dá em chico dá em Francisco...

Planos de saúde recusam a pagar tratamentos caros em São Paulo

Tratamentos contra o câncer, doenças circulatórias e do coração são os mais recusados por planos de saúde, segundo a pesquisa Judicialização da Assistência Médica Suplementar, que analisou 782 decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Foto(brasilatual)
Realizada pelo pesquisador Mário Scheffer, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), as decisões judiciais estudadas compreenderam os anos de 2009 e 2010. Os dados mostram que tratamentos como quimioterapia e radioterapia tiveram cobertura recusada em 36,57% das ações judiciais. As doenças cardiovasculares, as que mais matam no Brasil, tiveram tratamento negado em 19,46% das vezes. Apenas duas ações foram movidas devido à recusa do custeio do tratamento da Aids, o que reforça a recusa do planos para tratamentos mais caros. Atualmente, a Aids tem tratamento 100% garantido pelo SUS. Conforme a pesquisa, os pacientes soropositivos são internados com menor frequência, restando aos planos de saúde cobrir poucos exames e consultas. O aumento da recusa no atendimento de pacientes em casos de obesidade mórbida surpreende. A alegação é que se trata de cirurgia estética e não de um problema que gera graves riscos à saúde. De acordo com a pesquisa, o que chega à Justiça é apenas a ponta do problema. Antes disso, doentes e familiares já tentaram solução junto ao plano de saúde, à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e institutos de defesa do consumidor. O estudo demonstrou que, em 88% dos casos, os julgamentos, em segunda instância, foram favoráveis aos usuários. Em apenas 7,5% das decisões a Justiça de São Paulo foi a favor do plano de saúde, negando a cobertura total ou parcial dos gastos.
Marcos Antônio (Jornalista On-line) /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: R. Dr. Queiroz Aranha, - V. Mariana. Fone: (11) 6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário