O pau que dá em chico dá em Francisco...

A CUT São Paulo nasceu em período marcante da história brasileira.

A CUT São Paulo é composta por 14 secretarias. Elas têm por finalidade organizar e dar suporte às lutas de seus sindicatos filiados e todo o conjunto da classe trabalhadora.

A CUT São Paulo nasceu em um dos períodos mais marcantes da história da política brasileira. Fundada em 29 de abril de 1984, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, naquela época o Brasil exigia o fim do regime militar e conclamava toda a sociedade pela realização da Campanha “Diretas Já”. Ao lado dos movimentos sociais, populares, estudantis, partidos de esquerda e dos sindicatos filiados, a CUT/SP atuou firmemente lutando pelo avanço da democracia e redefinição dos rumos da política do País.
A CUT/SP foi a primeira estadual fundada no país, depois da CUT Nacional, que foi fundada em 28 de agosto de 1983. A estratégia de criar as estaduais teve o objetivo de disseminar as políticas cutistas nos 27 Estados, visando organizar a classe trabalhadora. No decorrer desses anos, as mobilizações da CUT/SP foram intensas e sempre se pautaram pelos princípios da autonomia e independência em relação ao governo, partidos políticos e patrões, defendendo de forma intransigente os direitos da classe trabalhadora.
Hoje, a Central Estadual tem 17 Subsedes e 306 sindicatos filiados ligados aos setores público e privado, possui 973 mil associados e representa 3,5 milhões de trabalhadores em todo o Estado.

0 comentários:

Postar um comentário