O pau que dá em chico dá em Francisco...

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu no Rio de Janeiro aos 104 anos.


O arquiteto Oscar Niemeyer morreu  na noite desta quarta-feira, 5, no Rio de Janeiro aos 104 anos. Com a saúde debilitada, ele estava internado no Hospital Samaritano desde o começo de novembro devido a uma infecção renal. Durante o dia, o estado de saúde do arquiteto piorou por conta de uma infecção respiratória e ele respirava com ajuda de aparelhos. Somente neste ano, o arquiteto foi internado ao menos três vezes. Reconhecido mundialmente como um expoente da arquitetura moderna, Niemeyer era o mais famoso arquiteto brasileiro e deixou um legado de grandes obras espalhadas pelo país e em cidades dos EUA, Europa e África.

Na década de 50, foi convidado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, para projetar a nova capital do Brasil e foi encarregado de organizar o concurso para escolha do plano-piloto de Brasília. A capital federal coleciona hoje as principais obras-primas do arquiteto.

Outras obras marcaram sua carreira, como o projeto do edifício Copan, cartão-postal de São Paulo, e o complexo da Pampulha, em Minas Gerais.

 "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein".   Oscar Niemeyer.

0 comentários:

Postar um comentário