O pau que dá em chico dá em Francisco...

DESAGRAVO AO DIREITO DE GREVE


Marcos Antônio
As agremiações sindicais do Mundo por conta de fatores inexplicáveis mergulharam em um mar de dividas milionárias, que as mentes mais prodigiosas do planeta não conseguiram entender a matemática das contas que nunca fecham no fim de mês ou do Ano, é um verdadeiro pandemônio, entre administradores, tesoureiros, contadores, conselhos fiscais, presidentes, diretores e de tempos em tempos com o ministério público e no final quem pagam tudo, os associados com suas paciências de Jó! Na esperança dos dias vindouros em que seus salários e condições de trabalho venham melhorar. Crise parece ser o que não falta. Entre no mundo sindical da América latina e veras o tamanho do Titã que terás que enfrentar dia após dias do seu mandato!
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo é o maior sindicato da América do Sul e apesar de seu histórico de lutas e conquistas está mergulhado numa crise financeira de representatividade, por falta de visão do verdadeiro objetivo de sua existência que é lutar pela defesa dos direitos dos trabalhadores. A realidade é que, nem mesmo o direito á estabilidade do sindicalista o direito de greve que é garantido por lei está sendo respeitado. Assim que demonstram seu objetivo de luta são demitidos sumariamente num claro abuso dos empregadores e dos mediadores de conflitos trabalhistas.
Já participei de vários movimentos em favor do trabalhador, e infelizmente a crítica que o Brasil sofreu em 1995 na greve dos petroleiros quando foram demitidos 59 trabalhadores grevistas, mas que foram reintegrados não ocorre nos dias de hoje, vide o exemplo dos metroviários e muitos de nós rodoviários. A consequência da luta de muitos pelos seus direitos é a demissão sem direito.

Eu sou um exemplo desse abuso, embora seja eleito diretor sindical, exercendo o mandato fui demitido e hoje estou na batalha só pela crença de que a luta não deve ser abandonada apesar da interposição de mais esse obstáculo.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50

0 comentários:

Postar um comentário