O pau que dá em chico dá em Francisco...

Eleição da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região


Teve início na madrugada desta terça-feira (27), a eleição que vai definir a próxima diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região (SP). A votação se encerra na noite de quarta-feira (28).

Ao longo dos dois dias, 50 urnas irão recolher os votos nas fábricas da categoria, na sede e subsedes do Sindicato.Duas chapas disputam o pleito. A Chapa 1 é a chapa da CSP-Conlutas, que representa a atual diretoria, e Chapa 2, da CUT, de oposição. Em jogo, os rumos de um dos principais sindicatos do país

Com uma tradição combativa e classista, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José e região é um dos principais do país. São cerca de 40 mil trabalhadores na base, sendo 15 mil sócios, entre ativos e aposentados.

Os metalúrgicos da região são conhecidos pelas fortes lutas travadas ao longo de sua história, sempre com independência de governos e patrões. A entidade teve papel de destaque nas lutas contra os ataques dos governos, sejam os do PSDB, PT ou PMDB, sempre em defesa dos direitos dos trabalhadores. Notadamente, no último período, os metalúrgicos de São José e região foram linha de frente da luta contra as reformas do governo Temer.

A eleição em curso coloca em debate na categoria dois projetos opostos para o próximo período. A Chapa 1, da CSP-Conlutas, aponta a necessidade de manter o Sindicato no caminho das lutas para combater a implementação da Reforma Trabalhista, a ampliação da terceirização e lutar contra a Reforma da Previdência. Defende também a construção de uma Greve Geral para derrotar Temer e os corruptos do Congresso.

Jornal O Vale, destaca apoio da patronal à chapa ligada à CUT
Já a outra chapa recebeu o apoio das prefeituras de São José e Jacareí, governadas pelo PSDB, e de empresários da região, que sonham em tirar a CSP-Conlutas da direção da entidade.

O discurso da patronal, adotado pela outra chapa, é que a atual diretoria é “radical” e que é preciso modernizar e flexibilizar as relações trabalhistas na região.

“A Chapa 1 representa a tradição combativa e independente dos governos e patrões da categoria e, por isso, nas fábricas o que vemos é o apoio massivo dos trabalhadores”, disse Weller Gonçalves, diretor do Sindicato e candidato da Chapa 1 a presidente.

“A patronal tentou influenciar as eleições da nossa categoria o que é um absurdo, mas os metalúrgicos e metalúrgicas darão uma resposta à altura dando vitória à Chapa 1 e mostrando, mais uma vez, que aqui em São José e região não tem espaço para pelegos e redução de direitos”, afirmou Weller.

A apuração acontece na quinta-feira (1º), no Grupo Nova Era (Av. Vinte e Três de Maio, 950, Vila Maria).
A CSP-Conlutas aprovou todo apoio à Chapa 1, com orientação a todas as suas entidades filiadas, para que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José siga sendo um instrumento para as lutas da classe trabalhadora brasileira em defesa dos empregos, salários, direitos e contra os ataques dos patrões e governos.


0 comentários:

Postar um comentário