O pau que dá em chico dá em Francisco...

Equiparação do salário do motorista de ônibus das antigas cooperativas já

Nos idos de 1990 o transporte coletivo de ônibus em São Paulo era deficiente principalmente na periferia com bairros sem nenhuma linha deixando seus moradores sem alternativa de mobilização e para ocupar esse vácuo surgiram os ônibus clandestinos operados tanto por cidadãos que compravam ônibus velhos a preços que estavam a seu alcance como também por "lavadores de dinheiro não tão lícitos" [como já informado no BLOG ponto de ônibus] que foram se agrupando em cooperativas.

Essas cooperativas foram transformadas em empresas entre 2013 a 2016 na gestão do prefeito Haddad PT sob a batuta de Jilmar Tatto; a partir do decreto 31.347 na gestão de Luiza Erundina. Por muitos anos houve muita controvérsia e jogadas políticas envolvendo esse segmento do transporte público em São Paulo.

Hoje são empresas legalizadas e prestam serviços tanto quanto as grandes empresas originais que pertencem aos barões do transporte. Na gestão de Haddad (PT-SP) na prefeitura, Jilmar Augustinho Tatto na função de secretário do transporte ilegalmente eliminou o cobrador das linhas das cooperativas com a desculpa do valor de repasse menor obrigando o motorista exercer a dupla função tantas vezes por nós criticada.  Ainda com o agravante que o salário do motorista é mais baixo que outros que exercem a mesma função nas empresas que chamamos de “originais” só por questão de nomenclatura.

É uma situação injusta para o profissional do transporte coletivo de São Paulo que não podemos admitir. Se exercer a mesma função por que é discriminado recebendo menos?



DECRETO Nº 31.347, DE 20 DE MARÇO DE 1992


CRIA A MODALIDADE ÔNIBUS-LOTAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, DISCIPLINA A SUA CONTRATAÇÃO PELA COMPANHIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES COLETIVOS - CMTC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DESTE ATO




0 comentários:

Postar um comentário