O pau que dá em chico dá em Francisco...

Prefeito de Pirassununga-SP Afastado por Fraude em Contratos de Limpeza Pública, na Operação do MPSP


Em ação conjunta com o GAECO, o Setor de Competência Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça iniciou hoje a Operação Calliphora, realizando desmantelar uma organização criminosa envolvida no desvio de recursos nos contratos da Prefeitura de Pirassununga/SP. A investigação abrange crimes como fraude em licitações, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.

 

Com o apoio do 10º Batalhão de Ações Especiais (BAEP) da Polícia Militar, foram cumpridos 13 mandatos de busca e apreensão em Pirassununga, São José do Rio Preto (SP) e Pouso Alegre (MG).

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o afastamento do prefeito municipal, dos secretários de governo e de agricultura, do superintendente do departamento de águas e esgoto, e da pregoeira do setor de licitações.

 

Segundo o Ministério Público, uma empresa de limpeza pública teria subornado agentes públicos, incluindo prefeitos e secretários, para obter benefícios em contratos de coleta de lixo, varrição e roçagem, recebendo recursos públicos de forma irregular.

Parte dos repasses ocorreu por meio de uma "triangulação financeira", envolvendo terceirizados da empresa e contas bancárias de parentes ou indicadas por agentes públicos.

 

A investigação se baseia em análise de provas documentais, interceptações telefônicas e telemáticas, além de dados de fontes abertas. O Ministério Público continua as apurações, examinando o material apreendido e realizando diligências adicionais.

O MPSP busca responsabilizar as partes interessadas no desvio de recursos públicos, com consequências proporcionais às consequências para a população de Pirassununga. 

O objetivo é repatriar os valores para o município.

0 comentários:

Postar um comentário