O pau que dá em chico dá em Francisco...

O cobrador (12% do custo) será EXCLUÍDO nos corredores


A prefeitura de São Paulo aposta que o novo sistema vai aumentar a velocidade e reduzir a resistência às trocas. Além da vantagem logística, com menos carros haverá uma grande economia, projeta a prefeitura.
O custo de pessoal (principalmente com motoristas e cobradores) corresponde a 26% do sistema. Um ônibus biarticulado leva três vezes mais passageiros com o mesmo custo de pessoal de um veículo pequeno ou de uma van.

Além disso, o cobrador (12% do custo) será EXCLUÍDO nos corredores, (inicialmente) onde o passageiro debita o bilhete único chegar ao terminal.

A nova licitação de transporte público, cujo processo deve começar no Final de fevereiro, vai prever a contratação de menos carros do que hoje: dos atuais 15 mil, a frota será reduzida em 27%, para cerca de 11 mil veículos.
Nesse novo pacote, em vez de dividir a cidade em áreas, como hoje, a nova licitação vai criar três tipos de serviço.
1)”estrutural (grandes ônibus “como trem pelos corredores”, diz Haddad);
2)”alimentador” ou “coletor” (carros médios que ligam áreas densas dos bairros ao sistema estrutural);
3)”intra-bairro” (linhas de veículos pequenos nas ruas estreitas em área residencial).
Nas vias “estruturais”, os ônibus articulados passarão dos atuais 400 para cerca de 2000, com forte aumento na oferta de assentos. No sistema intermediário, serão quatro mil veículos médios.
E, nas linhas locais, 5000 pequenos micro-ônibus ou vans, passando pelos pontos em intervalos menores. Questionado se confirma a redução do número de veículos, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, pensa um pouco e diz. “Sim e não”. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/02/1-por-mais 

Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50

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