O pau que dá em chico dá em Francisco...

BRASIL MERGULHADO NA ZIKA VIRUS

Além da dengue, da Chikungugna agora temos o vírus da Zika, transmitido pelo mesmo vetor o Aedes aegypti. A gravidade da zika é que a sua infecção em grávidas pode trazer como consequência o aparecimento de microcefalia em bebês. No Brasil já foi contabilizado 739 casos dessa má formação. A zika ainda está associada à síndrome de Guillan Barre, uma doença que produz paralisia nos infectados. O presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, o infectologista ArturTimerman  em entrevista à TV Folha afirmou que o país pode passar por uma epidemia tríplice sem precedentes e de consequências imprevisíveis, porque não há conhecimento de como uma virose interage com a outra e nem  os efeitos de contrações subsequentes das mesmas. Segundo Zimerman as autoridades não estão dando a devida importância à epidemia que já está espalhada por todo país e não só no nordeste onde foi dado o alerta inicialmente.

O vírus zika foi isolado em Uganda na África em 1950, passou pela Polinésia e foi notificado no Brasil em abril de 2015.
Precisamos rapidez nas ações das autoridades, capacitação urgente dos agentes médicos, já que a proliferação do aedes aegypti tem seu auge no verão embora se registrem casos o ano todo.
Artur Timerman recomenda que as grávidas após consulta ao seu médico usem repelentes à base de icaridina que é mais eficaz, usem calças compridas, blusas de mangas compridas como medida de proteção.

Mais um problema grave além de tantos outros que vivemos no Brasil!
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio

0 comentários:

Postar um comentário