Imagine um ônibus que anda dentro da faixa, para no ponto e
espera todos os passageiros subirem, respeita o sinal fechado e não dá freadas
bruscas. Ele existe e está circulando em Amsterdã, na Holanda. Por enquanto, em
caráter experimental.
 |
Future Bus da Mercedes-Benz! |
O chamado "Future Bus" foi criado pela montadora
Mercedes-Benz e praticamente anda sozinho, sem que o motorista precise segurar
o volante, nem pisar no acelerador ou freio. Por meio de câmeras, sensores de
radar e GPS, o ônibus sabe onde está, o que está ao seu redor e o que vai
acontecer nos próximos momentos --com "centímetros de precisão",
segundo a fabricante. Mesmo assim, o motorista tem sempre a responsabilidade
sobre a condução e pode assumir o comando a qualquer momento. Quando o
motorista está no comando, as luzes dentro e fora do ônibus ficam brancas.
Quando está no modo semiautônomo, as luzes ficam azuis.
O veículo está sendo testado na linha Aeroporto 300, que
liga o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, à cidade de Haarlem, e é usada por
cerca de 125 mil passageiros por dia. O ônibus faz um percurso de quase 20 km
em uma faixa exclusiva, como o BRT no Brasil. Ele circula com velocidade máxima
de 70 km/h, limite que pode ser pré-programado. Comunicação com os semáforos A tecnologia usada no ônibus,
chamada de CityPilot, foi baseada no sistema usado pela Mercedes-Benz no
caminhão do futuro, apresentado há dois anos. O trajeto nas cidades, porém,
inclui mais desafios para o piloto automático, como curvas fechadas, túneis e
cruzamentos com semáforos. Por isso, o ônibus do futuro ganhou mais funções que
o caminhão.
Um sistema específico faz a comunicação com a infraestrutura
viária, usando uma rede sem fio com alcance em torno de 300 metros (a cidade
precisa ter semáforos conectados). O semáforo informa ao ônibus se está
vermelho ou verde e em quanto tempo deve mudar de cor. O ônibus pode automaticamente
reduzir sua velocidade para dar tempo de o farol abrir, sem precisar parar, ou
pode reduzir a velocidade até frear no farol vermelho, sem movimentos bruscos.
O veículo reconhece obstáculos e pedestres no
caminho e freia sozinho. Também para automaticamente nos pontos de ônibus, onde
abre e fecha suas portas --um sensor informa que os passageiros estão entrando
e as portas só fecham quando todos já estão a bordo. Para operar em túneis,
onde o GPS e a internet não funcionam, o sistema lança mão das câmeras.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com) twitter @marcosantonio
0 comentários:
Postar um comentário